page view

Esquadra de Vila Nova de Gaia encerrada até ser resolvida a infestação de ratos

Polícias vão exercer agora funções, de forma provisória, na esquadra de Oliveira do Douro.

18 de abril de 2026 às 14:20

Foi encerrada de forma provisória a esquadra da PSP de Vila Nova de Gaia (10.ª esquadra) até serem concluídas as ações de desinfestação de ratos nos tectos falsos. A decisão foi comunicada pelo comandante da divisão de Gaia, que indicou que desde as 20h00 de sexta-feira, os polícias a exercer funções naquela esquadra, têm de passar a dirigir-se para a esquadra de Oliveira do Douro, onde passam a efetuar o serviço e o respetivo expediente. 

Porém, na esquadra de Gaia, cujas instalações são cedidas pela câmara municipal, ficará um graduado de serviço escalado, a fazer serviço de segurança às instalações e a encaminhar os cidadãos para a esquadra de Oliveira do Douro ou de Canidelo. Toda a situação foi confirmada ao CM pela ASPP PSP, que tem lutado para resolver de forma definitiva esta infestação de ratos e mitigar os problemas, o mais rápido possível. 

Nesta esquadra, onde o CM denunciou a existência de ratos nos tectos falsos e nas condutas de ares condicionados no domingo de Páscoa, espera-se agora, a visita da inspeção do delegado de saúde de Gaia. Já na próxima segunda-feira, será feita uma avaliação do ponto de situação. O objetivo é que seja resolvida toda esta situação que se arrasta há mais de duas semanas.

O descontentamento dos polícias aumentou quando, após a ação de desinfestação, lhes foi dito que os corpos dos animais mortos não iam ser recolhidos - iriam ficar mumificados no local. Os agentes queixavam-se de trabalhar com cheiro a urina, que caía pelas paredes, e até de dejetos. Alguns polícias já se tinham queixado de problemas respiratórios. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8