Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
6

Estado vai ficar com gestão do autódromo

Empresa de capital de risco público, a Portugal Ventures, vai assumir o controlo de uma nova sociedade criada com o objetivo de assegurar a exploração do autódromo e do kartódromo.
26 de Setembro de 2013 às 01:00
Autódromo Internacional do Algarve
Autódromo Internacional do Algarve

A exploração do Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, vai passar a ser controlada pelo Estado, através da empresa de capital de risco público Portugal Capital Ventures. A operação está apenas dependente da luz verde da Autoridade da Concorrência (AdC).

Segundo o aviso publicado pela AdC, a Portugal Ventures ficará "com o controlo exclusivo da sociedade Parkalgar Serviços", que terá a gestão do autódromo, do Kartódromo Internacional do Algarve e da pista de todo-o terreno contígua. De fora ficará a parte imobiliária do empreendimento.

Contactada pelo CM, a Portugal Ventures esclareceu que o que está em causa é a "constituição de uma nova sociedade, a Parkalgar Serviços". E acrescenta que a composição acionista será formada pela Parkalgar (empresa dona do empreendimento), pela sua equipa de gestão e pela Portugal Ventures. Esta última é acionista da Parkalgar desde 2009 e ficará com "uma participação maioritária" na sociedade a constituir.

A Portugal Ventures refere que a nova sociedade irá, unicamente, assegurar "a exploração" do autódromo e kartódromo, mas estes "ativos vão manter-se na exclusiva propriedade da Parkalgar". E diz que o objetivo é "a rentabilização dos investimentos realizados".

A Parkalgar viu aprovado pelo Tribunal de Portimão, no final do ano passado, um Plano Especial de Revitalização (PER), que previa o perdão de 40 dos 160 milhões de euros de dívidas acumuladas e a redução dos custos com pessoal.

O plano de reestruturação financeira teve a concordância dos dois principais credores da Parkalgar, o Banco Comercial Português (BCP) e a construtora Bemposta, que detinham quase 80% dos créditos exigidos.

autódromo Algarve Portimão autoridade da concorrência kartódromo
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)