Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
2

“Estão a destruir o Bom Sucesso”

Depois do plano apresentado pela Câmara do Porto para construir no mercado do Bom Sucesso um hotel e um centro comercial, a Associação de Feiras e Mercados do Norte decidiu lançar ontem uma petição on-line para impedir aquilo que considera ser a "destruição" daquele espaço histórico.
6 de Julho de 2009 às 00:30
Comerciantes do mercado do Bom Sucesso estão preocupados com a situação e temem pelo seu futuro
Comerciantes do mercado do Bom Sucesso estão preocupados com a situação e temem pelo seu futuro FOTO: José Rebelo

Fernando Sá, presidente da associação, considera que não existe boa vontade por parte da autarquia liderada por Rui Rio e que nunca houve interesse em proteger o comércio tradicional.

"Nunca houve vontade da Câmara em proteger o Bom Sucesso e os pequenos comerciantes. Há já vários anos que estão a apertar o cerco. O comércio tradicional deixou de ter relevo para os políticos", defende.

O presidente considera ainda que o interesse do poder político se centrou nas empresas privadas e que "a vida das pessoas deixou de ter significado", critica.

" Dos 140 comerciantes do mercado metade vem embora. Olham para os comerciantes como se fossem números, não pensam que estão vidas em jogo, que existem pessoas que vivem disto. Quando o dinheiro das indemnizações acabar, as pessoas não vão ter nada", advertiu ainda.

Apesar de considerar ser difícil impedir que a autarquia avance com o plano apresentado, Fernando Sá acredita que a petição pode ter algum efeito. "Se as pessoas mostrarem o seu descontentamento, a autarquia vai ser obrigada a pensar no que está a fazer. As pessoas também lutaram pelo Bolhão e venceram. Também neste caso não podemos desistir", rematou.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)