Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
8

Estarreja: Percurso do BioRia vandalizado

Equipamentos foram vandalizados nos últimos meses por desconhecidos, que destruíram painéis informativos, papeleiras e bancos
21 de Junho de 2012 às 12:43
Percurso tem sido vandalizado nos últimos meses, com placas arrancadas e equipamento destruído
Percurso tem sido vandalizado nos últimos meses, com placas arrancadas e equipamento destruído FOTO: D.R.

Segundo a autarquia, o percurso do BioRia das Ribeiras de Pardilhó tem sido repetidamente alvo de actos de vandalismo, com furto de estruturas como painéis informativos e até bancos de descanso.

"A Câmara Municipal repudia veementemente estas acções criminosas que atentam contra o património municipal", refere uma nota municipal, que dá conta de que foram vários os actos de destruição registados, como o furto de estruturas de madeira, desde papeleiras a bancos ou painéis informativos, registando-se também danos no alpendre na Ribeira da Aldeia.

Ao longo do Inverno, foram desaparecendo pontualmente as placas com os conteúdos científicos dos painéis, que foram sendo repostos pela Câmara. No início da Primavera todas as estruturas foram vandalizadas, sendo que a autarquia tem fixado a informação nos painéis com cartazes provisórios em papel, em substituição do contraplacado marítimo que em algumas ribeiras já fora reposto três vezes.

O percurso tem como principal objectivo dar a conhecer a zona ribeirinha da "Vila da Ria", a povoação do concelho mais ligada à laguna, bem como sensibilizar para a importância do ecossistema lagunar para a biodiversidade, potenciando o turismo de natureza.

A Câmara solicitou à GNR de Avanca o reforço da vigilância e patrulhamento da zona e lançou um apelo para que as pessoas que testemunhem actos de vandalismo e negligência avisem de imediato as autoridades policiais.

Bioria vandalismo Ribeiras de Pardilhó
Ver comentários