Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
7

ESTRANGEIROS RECUSAM ENVOLVIMENTO EM REDE

Amar Zarhouni, um dos 21 arguidos pronunciados pelos crimes de tráfico de droga e de associação criminosa, que estão a ser julgados no auditório da Universidade do Algarve, em Faro, sob fortes medidas de segurança, afirmou ontem aos juízes que nunca comercializou haxixe e que apenas conhece dois dos suspeitos de envolvimento na rede que operava em Portugal e em Espanha.
25 de Janeiro de 2003 às 00:00
Um é o seu irmão, Mostapha, e o outro, Ahmed Beztati, um conterrâneo a residir na Holanda, onde também ele viveu nos dois anos anteriores à sua detenção, na capital algarvia.

O arguido, de nacionalidade marroquina, interceptado pela Polícia Judiciária de Faro, no dia 14 de Outubro de 2001, num hotel onde pernoitou com os referidos companheiros e o réu Nordin Taib, refutou todas as acusações, nomeadamente a tentativa de destruição de “um papel” com um desenho da barra do rio Guadiana, local onde foi feito o descarregamento dos 1400 quilos de haxixe proveniente de Marrocos com destino a Portugal e Holanda, apreendidos pela PJ dois dias mais tarde, durante uma operação realizada no Algarve e em Huelva, com a colabo- ração da Marinha Portuguesa e da Guardia Civil espanhola.

A propriedade e conteúdo do papel, que segundo a Acusação trata-se da factura de compra de um bilhete de avião para a Alemanha emitido em nome do irmão, dominou aliás quase todo o depoimento do arguido, preso preventivamente em Faro. Às perguntas do colectivo e do Ministério Público, garantiu que o documento pertencia a Mostapha e que o rasgara “na casa de banho, para limpar a sanita, porque estava toda suja”.

À semelhança de Amar, que alega ter viajado até Marrocos para vender um carro e depois vindo ao Algarve onde pretendia embarcar para a Holanda, já que não conseguira voo em Málaga, os restantes seis arguidos ouvidos ontem negaram envolvimento na rede julgada pelo Tribunal de Tavira, mas transferida para Faro por motivos de segurança.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)