Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
2

Estudantes em teste de gravidade

Um grupo de estudantes portugueses foi seleccionado para participar, amanhã e depois em França numa experiência em voo sem gravidade. O objectivo é realizar um teste inédito na área da mecânica de fluídos.
25 de Julho de 2005 às 00:03
Treino para o espaço
Treino para o espaço FOTO: d.r.
Todos os anos o departamento de educação da Agência Espacial Europeia (ESA) leva 120 alunos de universidades europeias a realizar experiências num ambiente de ausência de peso, sensação muito parecida com a que os astronautas sentem nas suas missões.
Desta feita, este ano, foram escolhidos alunos da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e do Instituto Superior Técnico (IST). A experiência será realizada abordo de um Airbus A300-Zero G devidamente adaptado. O efeito de ausência de gravidade a bordo de um avião consegue-se através de uma manobra conhecida como ‘voo parabólico’ que ocorre entre os 5000 e os 8000.
A experiência visa principalmente trazer novidades no estudo das ondas Faraday, as ondas que são detectadas à superfície dos líquidos quando estes são sujeitos a uma oscilação vertical. O grupo de estudantes portugueses realiza hoje um primeiro voo de ambientação.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)