Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
8

ESTUDANTES LANÇAM CAMPANHA

A Direcção Geral da Associação Académica de Coimbra(DG/AAC) lançou, esta terça-feira, a campanha de informação aos estudantes ADN – À Descoberta dos Números.
9 de Março de 2004 às 19:26
A campanha pretende ser mais um meio de esclarecer os estudantes sobre o Ensino Superior. Comparando o sistema português de Ensino Superior, com os sistemas dos restantes países da Europa, mostrando, ainda alguns indicadores da OCDE.
A campanha, que já está na rua a ser distribuída, tem tido, nas palavras de Miguel Duarte, presidente da DG/AAC, “uma aceitação bastante grande por parte de toda a população estudantil”.
A DG/AAC vai realizar, também, no próximo dia 11 de Março, pelas 15h um debate com representantes dos Grupos Parlamentares, com assento na Assembleia da República, sobre a Lei de Bases da Educação.
Para a próxima semana está, já, agendado um Plenário Nacional de Estudantes do Superior em Coimbra (deliberação do ENDA), dia 16 de Março, e uma Marcha da Educação, dia 17 de Março, pela cidade de Coimbra.
MANIFESTAÇÃO NACIONAL E GREVE
A Associação Académica de Coimbra realizou no passado fim-de-semana, em Oeiras, o III Fórum AAC, para discutir o estado do Ensino Superior.
O Fórum, que reuniu a Direcção Geral da AAC, os representantes dos estudantes nos Órgãos de Gestão da Universidade de Coimbra (Senado e Assembleia da Universidade), as Direcções dos 23 Núcleos de estudantes das Faculdades e os representantes dos estudantes nos Órgãos de Gestão das Faculdades (Conselhos Directivo e Pedagógico e Assembleia de Representantes), discutiu o processo de internacionalização do Ensino Superior, a Universidade de Coimbra, a Pedagogia, a Acção Social Escolar e o Sistema de Ensino Superior (Financiamento, Autonomia, Emprego, Saídas Profissionais, a Qualidade de Ensino e a Lei de Bases da Educação).
Dos cerca de 120 dirigentes estudantis de Coimbra resultou a forte vontade de lutar pelos direitos dos estudantes do ensino superior, cidadãos que têm os seus direitos consagrados constitucionalmente, como qualquer cidadão.
O Fórum deliberou, também, a constituição de grupos de trabalho que irão desenvolver o trabalho e as conclusões resultantes da discussão realizada nos diversos painéis de discussão, com o objectivo de publicar em livro a análise da AAC sobre a Educação, em geral, e sobre o Ensino Superior, em particular.
Para Miguel Duarte, “foi uma jornada de trabalho positiva, onde o empenho de todos contribuiu de forma decisiva para acertarmos estratégias e analisarmos de forma profunda o estado actual do Ensino Superior, que, diga-se não é de forma alguma aquele que os estudantes precisam e merecem.”
Do Fórum ficou, ainda, o forte empenho, por parte de toda a Academia Coimbrã, no movimento de contestação nacional agendado para Março e Abril, nomeadamente a Manifestação Nacional a 24 de Março e a Greve Nacional a 1 de Abril.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)