Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
3

Estudo sugere construção de hospital em Alcobaça

A melhoria dos serviços de saúde na zona Oeste-Norte passa pela construção de um hospital no concelho de Alcobaça, junto à auto-estrada, defende um estudo elaborado pela Escola de Gestão do Porto para a Estrutura de Missão Parcerias Saúde, a pedido do Ministério da Saúde.
9 de Janeiro de 2008 às 15:42
A sugestão do estudo, coordenado pelo ex-ministro socialista, Daniel Bessa, agrada à Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), no entanto, o presidente desta entidade, António Branco, afirma que este "não é um assunto fechado", pelo que a construção de um novo hospital pode ocorrer no concelho de Alcobaça ou no de Caldas da Rainha.
"O Oeste-Norte necessita de uma unidade hospitalar criada de raiz para servir as populações dos concelhos de Alcobaça, Nazaré, Óbidos, Caldas da Rainha, Bombarral e, eventualmente, Peniche, propõe o relatório final da Escola de Gestão do Porto. O estudo recomenda que o novo hospital se localize no terreno identificado pela Câmara de Alcobaça, no lugar de Alfeizerão (a Norte das Caldas da Rainha). O local situa-se a 15 quilómetros a Norte das Caldas da Rainha e a 12 minutos de distância desta cidade por auto-estrada.
A localização é considerada "excelente, a poucas centenas de metros do nó da A8 e a cerca de 3,5 quilómetros de um centro populacional de alguma dimensão e importância turística: a freguesia de S. Martinho do Porto".
A construção do novo hospital Oeste-Norte também foi apontada segunda-feira pelo ministro da Saúde, Correia de Campos, durante o programa de televisão Prós e Contras da RTP 1.
O ministro disse que a curto prazo, se não houver oposição das Câmaras Municipais, será primeiro constituído um novo Centro Hospitalar que integre Alcobaça, Peniche e Caldas da Rainha, sendo que "o objectivo é construir um hospital novo".
Na região Oeste, as unidades de saúde hospitalares existentes situam-se nos concelhos de Alcobaça, Caldas da Rainha, Peniche e Torres Vedras.
A população abrangida é de 398 mil habitantes que residem nos concelhos de Alcobaça, Bombarral, Caldas da Rainha, Mafra, Nazaré, Óbidos, Peniche, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Cadaval, Lourinhã, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)