Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
1

Estudo vai mobilizar 40 mil portugueses

Quarenta mil portugueses vão participar, nos próximos oito meses, no maior estudo realizado em Portugal para avaliar o risco das doenças cardíaca e cerebrovascular. Estas doenças são a principal causa de morte no nosso país, vitimando, por ano, cerca de 28 mil pessoas.
26 de Julho de 2006 às 00:00
A hipertensão arterial é um factor de risco de enfartes de coração e tromboses
A hipertensão arterial é um factor de risco de enfartes de coração e tromboses FOTO: José Carlos Campos
A apresentação do estudo, denominado ‘Amália’, é feita hoje pela Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC) – que dá o contributo científico a este trabalho de avaliação – e um laboratório farmacêutico.
O cardiologista Carlos Perdigão, vice-presidente da SPC, explica ao CM a importância deste estudo: “Até aqui trabalhávamos com uma tabela de avaliação americana ou europeia e fazíamos uma projecção dos seus resultados para a população portuguesa. Mas não conhecíamos com exactidão a nossa realidade e precisamos de ter esse conhecimento.”
EQUIPAS DE RUA
Para saber os factores de risco do enfarte do miocárdio e do acidente vascular cerebral (AVC) – que são, respectivamente, causa de morte de 8000 e 20 000 portugueses por ano – equipas de uma empresa de estudos de mercado efectuam inquéritos directos aos portugueses, que incluem a medição da altura, peso e índice de massa corporal, dados do colesterol, tensão arterial, diabetes, antecedentes familiares, hábitos tabágicos, sexo e idade, entre outras informações.
Segundo Carlos Perdigão, as conclusões deste estudo, a começar em Agosto, deverão ser apresentadas no Congresso Português de Cardiologia, que decorrerá de 22 a 25 de Abril de 2007, em Vilamoura (Algarve).
O aumento da esperança de vida veio contribuir para uma maior prevalência destas doenças no nosso país.
Os especialistas irão avaliar, igualmente, o impacto que estas doenças têm na distribuição geográfica, avaliando depois os resultados obtidos nas várias regiões do País.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)