Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
3

Europol alerta para vacinas falsas contra a Covid-19 à venda na internet

Foram detetadas vacinas contrafeitas contra a Covid-19 à venda na Dark Web.
Miguel Curado 17 de Fevereiro de 2021 às 11:46
Vacina contra a Covid-19
Vacina contra a Covid-19 FOTO: Reuters

A Europol (Organismo Europeu de Polícia), no qual Portugal tem assento através da Polícia Judiciária, lançou um alerta para os 27 países membros da União Europeia sobre a venda de vacinas falsas contra a Covid-19.

Numa reunião em que a PJ esteve presente, ocorrida na última sexta-feira, a diretora-executiva da Europol, Catherine de Bolle, acionou o grupo de trabalho constituído para avaliar as novas tendências de criminalidade trazidas pela pandemia. E os responsáveis concluíram que já foram detetadas vacinas contrafeitas contra a Covid-19 à venda na Dark Web (internet acessível prioritariamente a programadores informáticos). Portugal, através da PJ, recebeu a informação de que são claros os riscos de apropriação, por parte de organizações criminosas, das campanhas de vacinação contra a doença que estão em curso em praticamente toda a União Europeia, incluindo o nosso país. A exploração sexual de menores é outra realidade que alerta as polícias.

Os responsáveis dos países membros da Europol acordaram que se está a intensificar a distribuição na internet de pornografia de menores durante os períodos de confinamento causados pela pandemia. 

Por fim, foi lançado um alerta para as fraudes económicas criadas em torno do combate à Covid-19.
Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Ver comentários