Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
5

Évora à procura de porcos roubados na 'Pig Parade'

Os autores de um dos 12 porcos roubados, pertencentes à colecção do ‘Pig Parade’ exposta nas ruas do centro histórico de Évora desde o dia 13, criou um grupo na rede social Facebook intitulado ‘Vamos encontrar o Porco Dummie’.
21 de Junho de 2011 às 00:30
Peças estão agora expostas no Giraldo. Um dos porcos já foi encontrado
Peças estão agora expostas no Giraldo. Um dos porcos já foi encontrado FOTO: ALEXANDRE M. SILVA

Tal como o CM noticiou, nos primeiros dias da exposição desapareceram, ao todo, 12 dos 50 porcos em fibra de vidro que estavam espalhados pela cidade. A onda de assaltos à exposição obrigou a câmara a mudar todos os porcos para a praça do Giraldo, artéria que tem vigilância policial 24 horas por dia.

Alexandre Kroner e Hugo Figueira, alunos de Design na Escola de Artes da Universidade de Évora, são os autores de ‘Dummie', um dos 12 porcos furtados. Perante tal cenário, Kroner e Figueira decidiram divulgar o roubo da peça, criando por isso um grupo no Facebook chamado ‘Vamos encontrar o Porco Dummie'. Desde que foi criada, a página já conta com mais de 400 fãs. "Vamos todos partilhar esta página e perguntar aos amigos e amigos de amigos se sabem do paradeiro deste porquinho", escrevem os autores na página do Facebook, acreditando que as peças possam começar a aparecer, pois em Évora "toda a gente se conhece".

Pintados por diversas escolas e instituições do concelho, as peças do ‘Pig Parade' visam promover o 2º Congresso Ibero-americano de Suinicultura que começa hoje e termina domingo. Serão leiloadas dia 29, e os lucros revertem para a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental.

Entretanto, um dos porcos furtados foi encontrado, na estrada para Arraiolos, e entregue à PSP de Évora. "Foi uma senhora que o encontrou na beira da estrada, em óptimas condições. Vai voltar à exposição amanhã [hoje]", disse ao CM fonte da autarquia eborense.

PIG PARADE ÉVORA PORCOS ROUBO REDES SOCIAIS FACEBOOK
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)