Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
3

Ex-bombeiro a tratar-se

O bombeiro de Santa Maria da Feira condenado à morte pela doença Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) já começou a sorrir, depois dos primeiros tratamentos no consultório clínico de uma médica de Águeda, Olga Figueiredo, que respondeu aos apelos feitos pelo CM, há cerca de duas semanas.
3 de Setembro de 2007 às 00:00
Foi aberta uma conta solidária na Caixa Geralde Depósitos, com o NIB: 003503060005538570018. Os bombeiros de S. Maria da Feira também vendem t-shirts e porta-moedas.
Foi aberta uma conta solidária na Caixa Geralde Depósitos, com o NIB: 003503060005538570018. Os bombeiros de S. Maria da Feira também vendem t-shirts e porta-moedas. FOTO: d.r.
Anteontem meia centena de amigos reuniram--se à volta de Alberto Pinto e da família, para celebrar o seu 47.º aniversário, e mostrarem-lhe que não está sozinho, numa semana marcada pelo início dos tratamentos gratuitos. Os custos com os medicamentos são assegurados por algumas empresas de Santa Maria da Feira, que assim se juntaram a esta onda de solidariedade que começa agora a tornar-se mais visível. Aos vinte bombeiros que se juntaram para lançar a campanha ‘Socorre quem socorreu’, associou-se também a Rádio Clube da Feira, que assumiu a organização de um espectáculo de solidariedade.
“Nunca pensei ter tantos amigos e que tanta gente se importasse comigo”, agradeceu, emocionado, Alberto Pinto, a quem foi diagnosticada a doença há um ano. “Comecei com a falta de força no polegar direito, mas pensei: isto vai passar.” Não passou e agravou-se, com os sintomas a passarem para o braço, as pernas e pescoço. A doença, que também vitimou Zeca Afonso, é implacável: “
Sei que tenho, no máximo, mais três, ou quatro anos de vida”, diz, resignado.
Foi o amor pela mulher e filhos, de nove e 19 anos, que lhe deu ânimo para lutar, “não contra a doença, essa não tem cura”, mas para deixar a família numa situação economicamente estável.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)