Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
7

Ex-crente ataca IURD

Eleutério Cortes, 42 anos, empresário da construção civil, subiu ao volante de uma empilhadora e invadiu, ao fim da tarde de terça-feira, as instalações do Centro Espiritual da Igreja Universal de Reino de Deus (IURD), em Faro. Não causou feridos – os poucos fiéis presentes fugiram a tempo – mas os prejuízos são elevados, ascendendo a cerca de cem mil euros. "Estou desesperado da minha vida. Nem tenho palavras para explicar o que me passou pela cabeça", disse Eleutério Cortes à SIC, à porta do Tribunal de Faro, onde ontem de manhã foi ouvido.
15 de Julho de 2010 às 00:30
Eleutério atirou empilhadora contra instalações da IURD. Ontem foi a tribunal
Eleutério atirou empilhadora contra instalações da IURD. Ontem foi a tribunal FOTO: NUNO JESUS

"Entreguei cerca de cem mil euros ao pastor. Acreditei em falsos profetas e agora estou arruinado", disse. Eleutério Cortes explicou que foi enganado por publicidade enganosa. "Vendi o barco, cavalos, ouro, material de trabalho e só não vendi mais porque a minha mulher não me deixou", confessou.

Completamente destroçado, Eleutério Cortes afirma querer avisar outros incautos que podem, igualmente, ser enganados. "Jesus nunca roubou nada e, agora, outros fazem-no invocando o seu nome", lamenta.

Ao fim da tarde de ontem, a IURD garantiu que vai exigir responsabilidades "civis e criminais" a Eleutério Cortes. Referindo que muitas das explicações apresentadas são "contraditórias", a IURD mostrou--se disponível para "prestar qualquer esclarecimento" para ajudar a investigação.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)