Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal

Ex-professora morre afogada

Vítima estava sozinha em casa, em Albergaria-a-Velha quando caiu à piscina.
Patrícia Lima Leitão 20 de Novembro de 2017 às 08:42
Afogamento aconteceu ao início da tarde numa piscina particular
Guarda Nacional Republicana (GNR)
GNR
Afogamento aconteceu ao início da tarde numa piscina particular
Guarda Nacional Republicana (GNR)
GNR
Afogamento aconteceu ao início da tarde numa piscina particular
Guarda Nacional Republicana (GNR)
GNR
Fátima Resende, de 69 anos, estava a tentar tirar alguns objetos da piscina, ao início da tarde de ontem, em Valmaior, Albergaria-a-Velha, quando caiu à água. Encontrava-se sozinha em casa, entrou em apuros e acabou por morrer.

Os bombeiros foram alertados às 14h50 para o afogamento e quando chegaram ao local encontraram a vítima a boiar. O óbito foi declarado ainda na casa e o corpo foi removido cerca de 1h30 depois. Fátima Resende estava atualmente reformada e foi professora do 1º ciclo do Ensino Básico no concelho durante vários anos.

"Era uma pessoa muito boa. Não merecia. Toda a gente gostava dela aqui na freguesia e todos a conheciam por ela ter sido professora", contou um comerciante amigo da vítima. "Estava muitas vezes com ela porque costumava vir à minha retrosaria", acrescentou.

Na casa da família, numa rua paralela à Estrada Municipal 566-1, foram várias as pessoas que se juntaram ao longo da tarde para prestar apoio aos familiares. Os bombeiros classificam o caso como um "acidente doméstico" e a GNR está a investigar. A data do funeral ainda não é conhecida.

76 mortes por afogamento
Desde o início do ano, morreram em Portugal 76 pessoas por afogamento. A maior parte dos acidentes fatais, 43, teve lugar no mar, tendo as restantes ocorrido em rios, poços, tanques de rega e piscinas.

Governo fez campanha
No início do verão, a Direção-Geral da Saúde lançou uma campanha de prevenção, alertando para os perigos que a água representa. A Associação para a Promoção da Segurança Infantil diz que a maioria dos casos de afogamento em piscinas envolve crianças.

Ver comentários