Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
5

Exames mais fáceis com ioga

“Notei melhorias no estudo para os exames, passei a encarar de maneira diferente, com muito menos ‘stress’.” Vasco é finalista do curso de Gestão de Empresas do ISCTE e é praticante de ioga há pouco mais de um ano. Desde que começou sente-se “mais feliz, mais bem-disposto, mais calmo”.
16 de Maio de 2005 às 00:00
Vasco foi uma das cerca de cem pessoas que estiveram ontem no relvado da Alameda da Cidade Universitária, em Lisboa, numa das sessões ‘Yoga contra o stress de exames’, promovida pela Associação Lusa de Yoga (ALYO).
Durante duas horas, experimentaram-se gratuitamente posições psico-bio-físicas (Ásana), exercícios respiratórios de influência energética e neurovegetativa (Pránáyáma) e técnicas de relaxamento físico, emocional e mental (Yoganidrá). Sempre ao som de música relaxante... só perturbada pela passagem de aviões em direcção à Portela.
O objectivo das aulas, explica João Guerreiro, do Departamento Jovem da ALYO, é “ajudar os estudantes universitários a concentrarem-se mais, a aproveitarem muito mais o estudo e a não stressar na época de exames”. Estreantes no ioga, Carolina, Margarida e Catarina contam que “a sessão foi mais puxada do que esperávamos”. Mas querem voltar. “É puro relaxamento, ouvir as cascatas, os passarinhos, é muito positivo”, frisa Carolina. Sábado há mais.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)