Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
8

Exercício militar instala pontes de última geração para travessia do Tejo

O Trident Juncture 2015 está a decorrer em Constância e Vila Nova da Barquinha.
2 de Novembro de 2015 às 17:19
Foram instaladas 20 viaturas flutuantes M3 alemãs de última geração para fazer uma ponte
Foram instaladas 20 viaturas flutuantes M3 alemãs de última geração para fazer uma ponte FOTO: João Relvas/Lusa

Mais de 300 viaturas de combate e dois mil militares começaram esta segunda-feira a atravessar o Tejo no âmbito do exercício internacional Trident Juncture, tendo sido instaladas 20 viaturas flutuantes M3 alemãs de última geração para o efeito.

O Trident Juncture 2015 - o maior exercício NATO desde 2002 - está a decorrer em Constância e Vila Nova da Barquinha, para além de outras localidades portuguesas, até 6 de novembro, tendo começado hoje a fase do exercício que envolve o recurso a fogo real, com o "resgaste de uma nação amiga da NATO" da ocupação inimiga, e com a travessia do rio Tejo para se alcançar o ponto que centraliza as operações de libertação.

Em declarações à agência Lusa, o capitão Pedro Coelho, Comandante da Companhia de Pontes portuguesa, disse que, "na fase da ofensiva", que hoje teve início, "existe um obstáculo natural (rio Tejo) que tem de se transpor, tendo as forças de manobra vários sítios de transposição, sendo que dois deles são assegurados pelas companhias de pontes portuguesas e alemã".

Segundo observou o militar, "os equipamentos em causa são diferentes e têm capacidades diferentes", tendo as viaturas anfíbias alemãs, as M3, de última geração, capacidade flutuante para criar pontes até 300 metros de comprimento. As portuguesas, mais antigas, têm capacidade de até 82 metros".

No caso da ligação de Almourol (em Vila Nova da Barquinha), ao Arripiado, no concelho da Chamusca, a ponte flutuante está a ser assegurada pela companhia de pontes portuguesa. A companhia alemã instalou, a jusante daquele ponto, 20 viaturas flutuantes M3 para criar uma ponte que permita a transposição dos 230 metros que o rio ali mede, em comprimento.

Tejo Trident Juncture NATO Vila Nova da Barquinha exercício militar ponte
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)