Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
2

Exército mostra meios

O balão de ar quente e a torre de escalada, de onde se desce fazendo slide ou rapel, são os locais mais visitados na exposição da Força Operacional Permanente do Exército, que está instalada desde sexta-feira no Arrabalde da Ponte, em Leiria. A iniciativa integra as comemorações do Dia do Exército, que hoje têm o seu ponto alto às 11h00, com uma cerimónia militar presidida pelo ministro da Defesa Nacional, Nuno Severiano Teixeira.
21 de Outubro de 2007 às 00:00
Os carros de combate em exibição no Arrabal da Ponte, Leiria, cativam a atenção de um grande número de visitantes
Os carros de combate em exibição no Arrabal da Ponte, Leiria, cativam a atenção de um grande número de visitantes FOTO: Isabel Jordão
A exposição pretende demonstrar as capacidades e os meios da Força Operacional Permanente, que integra as brigadas Mecanizada, Intervenção e de Reacção Rápida. Também estão presentes as escolas práticas de Transmissões, Artilharia e Engenharia, além da Polícia do Exército.
Se os carros de combate e o armamento atraem a atenção dos visitantes adultos, são os locais destinados às actividades radicais e desportivas que cativam os mais novos.
“Os miúdos gostam mais disto”, disse ontem um dos militares de serviço na torre de escalada, com dez metros de altura. No início da fila para trepar à torre e descer fazendo slide ou rapel estava Francisco Moreira, de 12 anos, que segurava nas mãos o equipamento de segurança.
“Eu costumo escalar a parede do ginásio da escola, mas aqui fui mais alto porque estava bem equipado”, contou ao CM, adiantando que também já tinha feito slide noutro local.
Francisco Moreira acha que o Exército “é mais para as guerras e para proteger Portugal”, mas aceita com bom grado a ideia de seguir a carreira militar, desde que possa cumprir o seu sonho de menino: “Ser piloto de aviões”.
Ao lado da torre de escalada está o balão de ar quente, que transporta três adultos e sobe até aos 20 metros. “Se não houver vento a prejudicar a operação do equipamento, ainda podemos subir mais alto”, explicou um militar.
As equipas cinotécnicas também estão em destaque: numa exibição, o ‘Ben’, um coker spaniel especialista em detectar estupefacientes, marcou uma mala suspeita, enquanto dois cães de guerra – da raça pastor alemão – capturaram um suspeito que estava em fuga.
DIA DO EXÉRCITO
DESFILE APEADO
Um desfile apeado com mil militares integra a cerimónia militar comemorativa do Dia do Exército, que se realiza hoje, às 11h00, no Largo 5 de Outubro, em Leiria. Antes haverá missa na Sé Catedral.
HOSPITAL MILITAR
Uma parte do Hospital Cirúrgico Móvel está no Jardim Luís de Camões e dispõe de três médicos que fazem exames gratuitos. Também lá está o Instituto Geográfico do Exército e o Laboratório de Produtos Químicos e Farmacêuticos.
MÚSICA E GINÁSTICA
A Banda Sinfónica do Exército actuou ontem à noite no Teatro José Lúcio da Silva. Na véspera, também à noite, houve uma demonstração gimnodesportiva na Praça Rodrigues Lobo.
BAPTISMO EQUESTRE
Entre as várias actividades, a exposição de capacidades e meios, no Arrabalde da Ponte, proporciona aulas de volteio e passeios de charrete. A iniciativa termina às 21h30.
PORTAS ABERTAS
As unidades e órgãos do Exército estão hoje de portas abertas ao público, associando-se assim às comemorações que celebram a tomada de Lisboa, em 24 de Outubro de 1147, pelas tropas de Afonso Henriques.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)