Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
1

Explosão mortal em lagar de azeite

A explosão de uma caldeira num lagar de azeite em Póvoa do Conde, concelho de Santarém, causou ontem a morte a um homem, de 48 anos, que foi projectado e não resistiu ao impacto nem às queimaduras causadas pela água a ferver. Dois familiares ficaram em estado de choque e foram assistidos pelos Bombeiros Voluntários de Pernes.

26 de Outubro de 2008 às 00:30
A caldeira foi projectada pela explosão, que destruiu paredes do lagar
A caldeira foi projectada pela explosão, que destruiu paredes do lagar FOTO: João Nuno Pepino

A vítima mortal, Joaquim José Anastácio, estava nas traseiras do lagar e ia a passar junto à caldeira de água quente quando se deu a violenta explosão, cujas causas estão ainda por explicar. Foi encontrado ainda com vida pelos dois companheiros de trabalho, mas não resistiu aos ferimentos e acabou por falecer no local.

"Foi um barulho tremendo, nunca tinha ouvido nada assim", disse uma vizinha, que estava chocada com a situação. O acidente causou grande consternação na pequena aldeia, situada na freguesia de Abitureiras, onde Joaquim Anastácio era bastante estimado.

A vítima mortal trabalhava no CNEMA, em Santarém, e na altura da apanha da azeitona ajudava os vizinhos no lagar. Deixa viúva e dois filhos, de 13 e 25 anos. Nenhum familiar quis prestar declarações.

A explosão ocorreu pelas 12h42 e foi de tal forma violenta que a caldeira de água se soltou da parede e foi projectada a 50 metros, acabando por cair num quintal próximo.

Provocou ainda danos avultados no edifício do lagar, tendo derrubado duas paredes.

O socorro no local foi prestado por uma equipa médica do INEM e pelos Bombeiros Voluntários de Pernes, cujo quartel se situa a 30 quilómetros.

Na altura em que soou o alerta, os Bombeiros Municipais e Voluntários de Santarém tinham os meios ocupados noutras emergências, não tendo capacidade de resposta. O corpo viria a ser recolhido pelas 15h30, por uma ambulância da Cruz Vermelha.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)