Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
3

Fábrica derrama nafta no rio

Elementos da Administração da Região Hidrográfica do Norte (ARH Norte) deslocaram-se ontem à tarde a Marco de Canaveses para avaliar as consequências do derrame de nafta no rio Odres, causado por uma fábrica de tinturaria em Cegonheira, na freguesia de Constance.
10 de Julho de 2009 às 00:30
Nafta derramada no rio Odres
Nafta derramada no rio Odres FOTO: Jorge de Sousa/Lusa

Apesar das cautelas manifestadas pelas autoridades ambientais, o vereador do Ambiente na Câmara do Marco de Canaveses, José Mota, afirmou que "o abastecimento de água à cidade não foi afectado", não só porque o material poluente não terá chegado ao rio Tâmega, mas também porque a captação de água para consumo humano é feita em profundidade. O vereador acrescentou que foram colocadas quatro mangas de contenção no rio Odres e que está a ser retirado todo o produto contaminante.

"Apesar de o risco ser mínimo para o abastecimento público, a empresa concessionária Águas do Marco está a acompanhar o processo e ao nível laboratorial estão a ser realizadas análises da água na captação desde que foi conhecido o alerta do derrame", afirmou.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)