Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
3

Facas apreendidas no bairro

Os moradores do bairro de Ramalde, no Porto, viviam desde há uns meses amedrontados com os actos violentos de dois jovens também residentes no mesmo aglomerado habitacional, cujo passatempo era aterrorizar as pessoas ameaçando-as com armas de diversos tipos.
15 de Fevereiro de 2007 às 00:00
Foram apreendidas pela PSP 11 armas brancas
Foram apreendidas pela PSP 11 armas brancas FOTO: d.r.
A Divisão de Investigação Criminal (DIC) da PSP do Porto, que estava no encalço dos jovens desde Outubro, deteve-os anteontem, na sequência de uma operação policial de combate ao crime de posse ilegal de armas e apreendeu 11 armas brancas – entre as quais se incluem diversos punhais e um sabre –, uma arma de fogo, duas pistolas de alarme, duas armas de ar comprimido, três matracas de madeira, duas soqueiras e um bastão.
Segundo fonte do DIC da PSP do Porto, o objectivo dos jovens do bairro de Ramalde, de idades compreendidas entre os 22 e 27 anos, não era roubar, mas assustar e causar pânico às pessoas. Não tinham um tipo de vítima preferido, mas só confrontavam e ameaçavam com armas pessoas também do mesmo aglomerado habitacional.
A situação que desencadeou este processo foi a queixa de um morador, que sofreu ofensas corporais por parte dos indivíduos bem como danos na sua habitação. Fonte do DIC acrescentou que poucas pessoas apresentaram queixa por medo de represálias, pelo que a queixa de Outubro é a única que refere estragos materiais, além de danos pessoais.
Os dois indivíduos, um desempregado e outro vigilante, foram apanhados durante a noite e estão detidos até o Tribunal de Instrução Criminal do Porto determinar a medida de coacção indicada para o caso.
APONTAMENTOS
VIOLÊNCIA GRATUITA
O que surpreende a PSP neste caso do bairro de Ramalde é que os jovens não utilizavam as armas para ameaçar pessoas para as roubar, mas simplesmente como diversão.
DENÚNCIA
Foi a denúncia de um morador do bairro que alertou a PSP para o caso. A partir daí procedeu-se a um inquérito para averiguar a situação que culminou com a detenção dos indivíduos na noite de dia 13.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)