Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
4

Falso dentista engana durante duas décadas

É médico de clínica geral, mas exercia medicina dentária sem ter cédula profissional.
João Nuno Pepino 17 de Dezembro de 2016 às 01:45
A carregar o vídeo ...
falso dentista
Um médico de clínica geral foi esta sexta-feira detido por suspeitas de usurpação de funções, uma vez que exercia a atividade de dentista sem licença e num consultório ilegal, em Alpiarça. O clínico foi apanhado numa operação conjunta da GNR de Alpiarça e do Gabinete de Intervenção contra o Exercício Ilegal da Profissão da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD), que confirmaram no local que o suspeito dava consultas dentárias sem cédula profissional para exercer esta especialidade.

Segundo o CM apurou, Alves Dias é efetivamente médico de clínica geral e familiar na Unidade de Saúde Almeida Garrett, em Santarém, e dá também consultas na Póvoa e no Vale de Santarém. De forma clandestina, mantinha um consultório dentário aberto em Alpiarça há mais de 20 anos e não lhe faltavam clientes.

O detido cobrava preços abaixo dos praticados pela classe e não passava fatura nem tinha tabela de preços afixada, segundo explicou fonte da GNR de Santarém.

Dentro do consultório, que não cumpria os requisitos mínimos exigidos pela Entidade Reguladora da Saúde, os militares detetaram situações graves de insalubridade e falta de higiene, como a não utilização de equipamentos de esterilização e desinfeção.

Entre outras irregularidades, o clínico não tinha licença para uso de equipamento radiológico nem cumpria as normas obrigatórias a nível de material para reciclagem, como é o caso das seringas.

Os militares saíram do consultório dentário com uma grande quantidade de material apreendido, entre o qual medicamentos fora do prazo de validade.
GNR Alpiarça Gabinete de Intervenção Alves Dias Santarém Póvoa saúde dentista
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)