Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
5

Famílias pobres recebem ajuda

As famílias com trabalho e filhos menores mas que se encontrem em dificuldade financeira vão receber a partir de 2010 um apoio estatal para que possam viver acima do limiar da pobreza, divulgou ontem o presidente do Instituto da Segurança Social, Edmundo Martinho.
31 de Dezembro de 2009 às 00:30
Medida que entra em vigor este ano visa as famílias com filhos menores
Medida que entra em vigor este ano visa as famílias com filhos menores FOTO: Mariline Alves

Em Portugal, o valor-limite para viver acima do limiar da pobreza foi, em 2008, de 4878 euros anuais por pessoa, o que representa 406 euros por mês, referiu fonte do Instituto da Segurança Social.

A medida entra em vigor precisamente no Ano Europeu da Luta Contra a Pobreza e Exclusão Social. Edmundo Martinho explicou que está a ser delineado o modelo de apoios que será posto em prática e o número de famílias que serão abrangidas. A criação desta medida "é um passo gigante no que diz respeito ao combate à pobreza infantil", disse Edmundo Martinho, referindo que Portugal vai dar "prioridade número um ao combate da pobreza infantil".

Em Portugal, 18 por cento da população (perto de dois milhões) vivia em 2008 na pobreza, um valor que sobe para 23 por cento entre os menores de idade.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)