Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
4

Fardos no mar junto à Bordeira

Dois fardos de haxixe completos e partes de outros, pesando um total de 94 quilos, foram encontrados ao fim do dia de anteontem no fundo do mar, junto à lota dos Fornos, entre a Praia do Amado e a Bordeira, em Aljezur.

4 de Outubro de 2008 às 00:30
Os fardos de haxixe, em avançado estado de degradação, encontravam-se no mar, junto à lota dos Fornos
Os fardos de haxixe, em avançado estado de degradação, encontravam-se no mar, junto à lota dos Fornos FOTO: d.r.

Segundo o CM apurou junto de fonte do Comando da Brigada Fiscal (BF) de Portimão – que procedeu à recolha do estupefaciente –, este foi detectado por um popular, que viu, pelas 19h00, um "volume estranho" na água e alertou a BF de Aljezur.

As autoridades confirmaram tratar-se de parte de um fardo de haxixe em avançado estado de degradação. Num breve reconhecimento no local, os militares descobriram ainda, afundado, a cerca de 50 metros da borda de água e a uma profundidade máxima de 10 metros, o restante estupefaciente.

Toda a droga se encontrava bastante estragada: os fardos já sem serapilheira e envoltos apenas em plásticos e fita-cola, exalavam, de acordo com a mesma fonte, "um cheiro nauseabundo".

A operação de busca e recolha do material estupefaciente prolongou-se até às 21h00, tendo envolvido uma dezena de elementos da BF. A zona foi vasculhada e nada mais foi encontrado.

A lota dos Fornos encontra-se junto a uma pequena enseada, bastante protegida da influência das marés. Contudo, admite-se que o haxixe seja proveniente de uma descarga que tenha sido efectuada mais ao largo e depois arrastado para ali pela corrente ou pela ondulação. A droga foi transportada para a BF de Aljezur e vai ser entregue à Polícia Judiciária.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)