Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
3

Farol fica sem barco salva-vidas

A moderna embarcação SR 37, do Instituto de Socorros a Náufragos, estava estacionada na Estação Salva-vidas da Ilha do Farol, na Ria Formosa, desde Junho. Agora foi colocada no porto de Olhão. Os residentes temem o aumento do tempo de resposta a uma eventual emergência.
17 de Outubro de 2011 às 01:00
Embarcação estava colocada na estação salva-vidas da Ilha do Farol desde Junho
Embarcação estava colocada na estação salva-vidas da Ilha do Farol desde Junho FOTO: Nuno Jesus

"Há muitos idosos nas ilhas [Culatra e Farol] e muitas vezes precisam de evacuação rápida. Com o barco em Olhão, não sei se chegará a tempo", diz um morador da ilha do Farol. O mesmo residente refere que "com o clima ainda de Verão", muitos estrangeiros, a maioria idosos, ainda visitam as ilhas. "Não sei se valerá mais a pena chamar um aquataxi se precisarmos", desabafa.

Contactado pelo CM, Conceição Duarte, comandante da Capitania de Olhão, admite que o barco foi transferido, mas é um teste: "Estamos a tentar arranjar forma de servir as populações de todas as ilhas e acreditamos que o sítio central para a embarcação chegar ao mesmo tempo às várias ilhas é Olhão. A situação ainda é experimental".

A comandante diz ainda que o tempo de resposta não será muito afectado, pois "é um barco moderno e rápido [atinge 40 nós]" e, refere, há mais um barco, estacionado na Fuseta, que lá se irá manter.

SALVA-VIDAS FARO ILHA RIA FORMOSA
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)