Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
2

Fãs do futebol sem jogos

A novidade no mundo dos videojogos e multimédia, a PlayStation 3, que começou a ser vendida em Portugal à meia-noite, vai deixar água na boca aos fanáticos de muitos jogos, entre os quais os apaixonados de clássicos do futebol, como é o caso do ProEvolution Soccer ou do FIFA.
23 de Março de 2007 às 00:00
As consolas distribuídas na Europa apresentam uma pequena diferença em relação às destinadas aos mercados americano e japonês: o chip que permite correr todos os jogos da PSOne e da PS2 foi retirado. Resultado: cerca de 200 jogos não são compatíveis.
Alguns dos mais populares, como o Euro’ 2004, This is Football, Pro Evolution Soccer ou o FIFA (2004, 2005, 06 e 07), são reproduzíveis, mas com problemas notórios (ao nível de gráficos e som, por exemplo). Nestes dois casos, as versões mais antigas são as que podem ser jogadas sem problemas.
A empresa japonesa já assegurou que o problema de retrocompatibilidade será resolvido em breve, com actualizações gratuitas, disponíveis na internet. Para já, a nova consola consegue salvar dados de jogos da PS2, através de um adaptador de cartões de memória. Dos 2451 títulos disponíveis, os europeus vão ter acesso a 1782 jogos.
Juntamente com a consola, foram ontem postos à venda 29 jogos concebidos para a PS3. Custarão 59,99 euros, enquanto os jogos para download, disponíveis através da PlayStation Network (cuja inscrição é gratuita), custarão entre 2,99 e 9,99 euros. Os extras poderão ser descarregados a partir de 99 cêntimos.
12 mil num mês
Ao longo do dia de ontem foram muitos os adeptos da consola da Sony que se juntaram nas lojas que prometiam ficar abertas até mais tarde. Em todo o País, 15 estabelecimentos aderiram ao lançamento da PS3.
Nas duas lojas do El Corte Inglés (Lisboa e Gaia) estavam disponíveis 400 consolas, 200 em cada uma. A Fnac e a Toys’r’Us também tinham 400 aparelhos para distribuir pelas suas lojas. As previsões eram unânimes: as que possam ter sobrado da noite de ontem devem ser vendidas nos próximos dias. Os primeiros 50 mil compradores europeus irão receber o filme ‘Casino Royale’, em formato Blu-ray, uma das inovações tecnológicas da PS3.
A Sony pretende vender no primeiro mês cerca de 12 mil consolas em Portugal, o que, custando 599 euros cada, permitirá um volume de vendas de 7,2 milhões de euros. Até final de 2008 o objectivo é ultrapassar as 200 mil unidades.
Além de ser uma consola de jogos, a PS3 funciona também como um leitor de DVD de alta definição, permite o acesso à Internet e a jogar on-line. A novidade da Sony compete com a Xbox 360, da Microsoft, e a Wii, da Nintendo.
CARACTERÍSTICAS
- A PS3 é um brinquedo para toda a família. Cada consola prevê espaços privados para seis pessoas e apenas o conteúdo multimédia é partilhável. O utilizador pode aceder aos conteúdos da sua PS3 em qualquer parte do Mundo, através da PS Portable, com acesso via WiFi.
- Virtual Fighter 5 é uma das novidades lançadas com a PS3. Dezassete lutadores, incluindo os novos personagens El Blaze e Eileen, prometem fazer de VF5 um dos títulos mais vendidos este ano, com o novo sistema de luta de ‘movimento ofensivo’.
- Mede 32,5x9,8x27,4 centímetros, é preta e utiliza um processador Cell RSX. A consola, de cinco quilos, tem quatro portas USB e utiliza como interfaces Bluetooth e WiFi. As memórias são 256 MB RAM, 256 MB GDDR3 VRAM e 60 GB de disco rígido.
- Chama-se Sixaxis e é o nome do comando da nova consola da Sony. Não tem fios e a ligação com a caixa é feita via bluetooth. O comando dispõe de um sensor de movimento e de maior sensibilidade analógica. Na parte central da Sixaxis localiza-se o botão PS.
OUTROS DADOS
MAIS CARA NA EUROPA
A versão colocada à venda na Europa custa 599, mais 150 euros do que nos Estados Unidos. A versão de 20 GB, que ainda não está disponível na Europa, custará 499 euros.
QUATRO MESES
A consola foi lançada a 11 de Novembro de 2006 no Japão e a 17 de Novembro nos Estados Unidos, Canadá, Hong Kong e Taiwan. Demorou quatro meses a chegar ao mercado europeu.
REDE MUNDIAL
A PS3 também pode ser utilizada para aceder à PlayStation Network, o espaço interactivo que oferece jogos on-line gratuitos, a possibilidade de conversar com amigos e família em todo o Mundo e de aceder a conteúdos transferíveis exclusivos.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)