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Correio da Manhã

Portugal
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Ferbar e o caso do molho inglês

A propósito do artigo ‘Fraude no molho inglês’, a Ferbar enviou uma carta ao CM.
10 de Março de 2005 às 00:00
O resultado das análises ao molho inglês das empresas Ferbar e Makro mostrou que não tinham o produto cancerígeno Sudan I. Na sequência deste anúncio, a Ferbar enviou o seguinte comunicado ao Correio da Manhã.
“As análises conduzidas pelas autoridades competentes comprovaram que o molho inglês distribuído com a marca Ferbar não contém nenhuma substância cancerígena.
É nosso dever informar os consumidores de que a Ferbar cumpre e sempre cumpriu escrupulosamente todas as regras de qualidade e segurança. O molho inglês, tal como todos os nossos produtos, é sistematicamente submetido a rigorosas análises laboratoriais e controlos de qualidade.
A saúde pública nunca esteve em causa. Ainda que tivesse sido confirmada a suspeita de existência do corante não autorizado, como ocorreu no Reino Unido, a concentração do mesmo seria ínfima e não representaria absolutamente nenhum risco para a saúde dos consumidores. Essa seria também a única explicação para o facto de nunca ter sido detectada qualquer substância nociva nas múltiplas análises ao produto realizadas anteriormente.
Lamentamos o tom imaturo, sensacionalista e desnecessariamente alarmista de inúmeras notícias e comentários difundidos, que nos deixaram desolados. Manifestamos o nosso repúdio e a nossa revolta pela divulgação de opiniões que, estupidamente, colocaram em causa a idoneidade da nossa empresa, a excelente acção das autoridades competentes e os regulamentos em vigor no nosso país, esquecendo que este caso teve uma dimensão internacional e envolveu grandes empresas mundiais cuja postura ninguém questiona.
Apelamos à sensibilidade dos responsáveis dos meios de comunicação social para a importância de, em casos semelhantes, informarem os cidadãos com inteira verdade e não infligirem injustamente danos, por vezes irreparáveis, em empresas cumpridoras, que contribuem fortemente para o crescimento da economia nacional, criam emprego e zelam pela saúde pública e pelo bem-estar social.
As prioridades absolutas da Ferbar são a qualidade e a segurança alimentar dos seus produtos, numa postura de inteira responsabilidade social e depois de 34 anos de actividade em que conquistou a confiança de milhões de consumidores. Tudo fazemos para continuar a merecê-la.”
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