Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
8

Festa atrai populares

Realiza-se há já vários anos, mas continua a não ter data certa. A Festa do Santíssimo Sacramento em Ribeirão, Famalicão, tanto pode ser no fim de Maio como no princípio de Junho. Mas qualquer que seja o dia os populares acorrem todos à festa, seja para assistir à procissão ou apenas para comprar uns doces caseiros. Hoje não é excepção.
11 de Junho de 2009 às 00:30
Festa do Santíssimo Sacramento realiza-se hoje em Ribeirão, Vila Nova de Famalicão
Festa do Santíssimo Sacramento realiza-se hoje em Ribeirão, Vila Nova de Famalicão FOTO: direitos reservados

O dia começa sempre bem cedo. A vila continua a manter a tradição e em honra do Corpo de Deus todos os anos prepara um tapete de flores.

Várias semanas antes os moradores desfolham centenas de flores, numa árdua tarefa que só acaba no dia do Corpo de Deus.

Folha a folha, pétala a pétala, a pouco e pouco o tapete começa a ganhar forma e cor, transformando-se quase numa tapeçaria a partir de flores naturais.

Para muitos a festa começa bem cedinho com a ida à missa. Por essa altura já dezenas de barraquinhas com doces tradicionais, brinquedos, artesanato e vestuário se amontoaram junto às ruas da igreja. Alguns carrosséis de diversão tornam-se também um hábito na festa de Ribeirão e atraem ainda mais pessoas.

Mas há ainda quem ache que a verdadeira festa só começa à tarde quando os fiéis começam a chegar para assistir à procissão. Com o padre à frente, várias pessoas dirigem-se em fila ao longo do tapete de flores.

Os populares caracterizados a rigor e vestidos como alguns dos mais conhecidos santos religiosos atraem os olhares dos mais curiosos. Mas são os mais pequenos que despertam o sorriso e a atenção dos ribeirenses.

A festa termina na igreja. Depois da procissão segue-se uma celebração religiosa, que marca o fim da festa em honra do Corpo de Deus.

ARCOS DECORAM AS RUAS DA VILA

Algumas semanas antes dos festejos começam a ser instalados os arcos decorativos que até ao dia da festa vão dar cor a algumas das principais ruas de Ribeirão. Dezenas de arcos cobrem o percurso onde depois será construído o característico tapete de flores e por onde a procissão irá passar.

VÁRIAS REGIÕES EM FESTA

A Festa do Santíssimo Sacramento não se realiza apenas em Ribeirão. Vila do Conde e Viana do Castelo, no Norte, e Ourém, no Centro, são algumas das localidades do País onde se realiza a festa. Todas elas continuam a manter a tradição do tapete de flores e deverão receber centenas de devotos e fiéis.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)