Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
3

Festa do Alvarinho atrai milhares de visitantes

Evento conta com 30 produtores de vinho, 18 de fumeiro, queijos e produtos locais.
Ana Isabel Fonseca 29 de Abril de 2018 às 09:19
Multidão na Festa do Alvarinho e do Fumeiro, que tem sido um autêntico sucesso todos os anos, em Melgaço
Multidão na Festa do Alvarinho e do Fumeiro, que tem sido um autêntico sucesso todos os anos, em Melgaço FOTO: Direitos Reservados
Trinta produtores de vinho Alvarinho e 18 de fumeiro, queijos e outros produtos locais marcam presença na 24ª edição da Festa do Alvarinho e do Fumeiro, que termina este domingo em Melgaço. A praça onde se realiza o evento, que atrai milhares de pessoas todos os anos, foi alvo de reestruturação, proporcionando assim melhores condições aos visitantes.

" Esta festa irá dar nota a todos aqueles que gostam de vinhos brancos, de que a subregião Monção-Melgaço tem qualidade para produzir vinhos excecionais, vinhos diferenciados uns dos outros e vinhos que sabem envelhecer", disse ao CM Manoel Batista, presidente da Câmara de Melgaço.

A festa do Alvarinho e do Fumeiro conta este ano ainda com seis tasquinhas, showcookings e ainda com provas de vinho.
"Os vinhos da casta Alvarinho são vinhos muito fáceis, vinhos bastante perfumados e aromáticos, nos quais a fruta e floral sobressaem e que tem um perfeito equilíbrio entre o álcool e a acidez", salientou Paulo Rodrigues, produtor da Quinta do Regueiro. O certame decorre já desde 1995 e tem já visitantes fiéis.

"Estamos neste evento desde o início e há muita gente que já vem também há vários anos a esta festa. Recebemos muitos emigrantes e pessoas de todas as zonas do País", afirmou Palmira Fernandes, dona da Delícias do Planalto, uma empresa que vende produtos de fumeiro.

Para além de promover os produtos da região, a festa visa ainda incentivar o turismo. "As pessoas têm a oportunidade de conhecerem os nossos museus, apreciarem a paisagem e praticarem desportos radicais", disse o presidente da câmara.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)