Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal

Festa na cadeia afasta chefe dos guardas

Reclusos da cadeia de Sintra filmaram celebração com pizzas, drogas e álcool em junho.
João Carlos Rodrigues 2 de Setembro de 2016 às 08:20
Reclusos filmaram-se com  réplicas de notas de 500 euros
Reclusos filmaram-se com réplicas de notas de 500 euros FOTO: DR
A festa no interior da cadeia de Sintra – que os próprios reclusos filmaram e que o CM divulgou em junho – já provocou duas ‘baixas’. Primeiro foi a diretora a ser afastada – o substituto, João Manuel Couto Guimas, assumiu ontem o lugar – e agora foi a vez do chefe dos guardas-prisionais prestar contas pelo sucedido.

De acordo com fonte oficial da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP), a substituição da diretora Teresa Melo "integra um processo normal de nomeação de dirigentes em regime de comissão de serviço por três anos" e ocorreu na mesma altura em que mudaram os diretores de várias cadeias do País (ver pormenores).

Já a saída do chefe Arménio Lourenço, sabe o CM, está diretamente relacionada com a festa e com as críticas dos guardas ao comportamento do responsável.

Fonte sindical adiantou ao CM que a DGRSP recebeu pelo menos dez queixas feitas pelos ‘subordinados’ contra o chefe Arménio Lourenço nos últimos anos. A DGRSP, no entanto, garante que o chefe em questão não foi chamado para prestar esclarecimentos sobre o caso. Oficialmente, a mudança ocorreu "no âmbito de um movimento de chefias da guarda prisional que se está a iniciar" e que "este elemento foi afetado aos Serviços Centrais".

Fonte sindical do Corpo da Guarda Prisional garante que este foi o único chefe a ser transferido nas últimas semanas. A festa na cadeia de Sintra, onde dezenas de reclusos celebravam a chegada de um criminoso conhecido, está a ser investigada pelo Serviço de Auditoria e Inspeção.
festa cadeira chefe guardas prisão reclusos álcool pizzas drogas Sintra Arménio Lourenço
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)