Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
9

Fevereiro mais seco dos últimos 81 anos

O mês de Fevereiro foi o mais seco dos últimos 81 anos em Portugal Continental, caracterizando-se como "excepcionalmente frio" e pela "quase ausência de precipitação", indicou esta segunda-feira o Instituto de Meteorologia (IM).
5 de Março de 2012 às 17:27
Mês de Fevereiro foi muito seco
Mês de Fevereiro foi muito seco FOTO: Nuno Ferreira

O balanço climatológico do mês de Fevereiro permite caracterizá-lo como "excepcionalmente frio e seco" no território continental, refere uma nota do IM.

Segundo aquele organismo, Fevereiro registou um valor de precipitação cerca de 50 vezes inferior ao valor normal, o que permite classificar o último mês como "extremamente seco", colocando-o como o mais seco desde que se iniciaram os registos continuados de observação, em 1931

Esta situação ficou a dever-se à "influência de cristas anticiclónicas sobre o território do continente, que foram actuando como bloqueio à influência e atravessamento das superfícies frontais que habitualmente afectam o território continental nos meses de inverno", justifica o IM.

O Instituto de Meteorologia adianta que em consequência da quase ausência de precipitação em Fevereiro, a situação de seca meteorológica intensificou-se em todo o país, encontrando-se no final do mês a totalidade do território continental em situação de seca severa (68 por cento) e extrema (32%), os dois níveis de maior severidade deste fenómeno climático.


A temperatura do ar registou igualmente valores "extraordinariamente baixos", nomeadamente na temperatura mínima, o que posiciona Fevereiro como o segundo com temperatura mínima do ar mais baixa dos últimos 81 anos.

O IM destaca ainda a ocorrência de vários dias com temperatura mínima inferior a zero graus em muitas localidades e o registo de novos valores mínimos absolutos.

De acordo com aquele organismo, as baixas temperaturas persistiram no mês de Fevereiro durante longos períodos, tendo-se registado situações prolongadas de ondas de frio em várias estações da rede do IM, tendo em alguns casos atingido mais de 18 dias consecutivos.

O IM diz ainda que os valores médios da temperatura média e máxima do ar também foram inferiores aos respectivos valores normais.

fevereiro instituto meteorologia precipitação frio temperaturas
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)