Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
7

Fiéis não querem mudança de feriado

Os fiéis que ontem foram aos cemitérios velar os entes queridos, assinalando o dia de Todos-os-Santos, estão contra a mudança da celebração do dia 1 para o primeiro fim-de-semana do mês de Novembro, já em 2012.
2 de Novembro de 2011 às 01:00
Os cemitérios encheram-se ontem de gente, que colocou flores nas campas dos entes queridos
Os cemitérios encheram-se ontem de gente, que colocou flores nas campas dos entes queridos FOTO: Jorge Paula

O Governo pretende reduzir o número de feriados, de forma a evitar os impactos financeiros das ‘pontes’, e o dia de Todos-os-Santos é um dos principais candidatos a desaparecer. A extinção de feriados está a ser negociada em sede de Concertação Social. O padre Manuel Morujão, porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa, já fez saber que a Igreja aceita discutir o assunto, se o Governo também estiver de acordo em reduzir os feriados civis. Os feriados religiosos que a Igreja aceita alterar são, para já, os de Corpo de Deus e o dia de Todos-os-Santos.

Mas a mudança não parece agradar a quem faz de 1 de Novembro um dia de visita às campas dos entes queridos. "É um dia com muito valor para quem é católico. Os políticos têm de respeitar a nossa fé", afirma Manuel Ribeiro. Para este reformado, de 69 anos, de Lisboa, o facto de ser feriado não é o mais importante: "Estou aposentado, portanto tanto me faz. O importante é que seja no dia 1". Manuel Ribeiro sugere que o Governo "olhe primeiro para os feriados civis". "Podia mudar-se o Dia de Portugal ou o da Implantação da República". Também Fernando Morato é da opinião que não se deve mudar o dia de Todos-os-Santos: "Acho que o Governo está a comprar uma guerra com a Igreja. Não deviam mudar os feriados católicos, mas concordo que acabem com as pontes". João Tavares, de 49 anos, defende que o dia de Todos-os-Santos se deve manter: "O dia de celebrar os mortos, para quem dá importância, deve continuar a ser o dia 1, seja feriado ou não".

FERIADO FIÉIS DIA DE TODOS-OS-SANTOS RELIGIÃO
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)