Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
2

Filho de blogger de José Sócrates contratado para a Câmara de Lisboa

Assessor de Fernando Medina vai receber uma avença mensal de 3752,50 euros durante quase três anos.
Débora Carvalho 6 de Maio de 2019 às 01:30
Mega Peixoto está na mira do Ministério Público
José Sócrates
José Sócrates
Mega Peixoto está na mira do Ministério Público
José Sócrates
José Sócrates
Mega Peixoto está na mira do Ministério Público
José Sócrates
José Sócrates
A Câmara de Lisboa fez um ajuste direto com António Mega Peixoto, filho do blogger de José Sócrates, António Peixoto, no valor de 123 mil euros. O assessor de Fernando Medina vai receber uma avença mensal de 3752,50 euros durante quase três anos.

Mega Peixoto já tinha sido contratado pela autarquia em 2015 e 2017, como prestador de serviços na área da assessoria política, com avenças de 58 mil euros e 136 mil euros, respetivamente.

O assessor e o pai estão a ser investigados pelo Ministério Público por suspeitas de falsificação, no âmbito de uma certidão retirada do processo da Operação Marquês.

Mega Peixoto recebeu, durante dez anos, 3550 euros mensais de José Sócrates. Este dinheiro era destinado ao pai do assessor, que, entre 2005 e 2015, foi autor, sob o pseudónimo Miguel Abrantes, do blogue Câmara Corporativa. Aí escrevia opiniões favoráveis ao antigo primeiro-ministro e atacava os seus opositores.

Na sexta-feira, o blogger e o filho são ouvidos em tribunal pelo juiz de instrução Ivo Rosa. Foram arrolados como testemunhas de Rui Mão de Ferro (arguido).
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)