Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
5

Finalistas recolhem lixo na Ria

Os 92 alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário finalistas das XII Olimpíadas do Ambiente iniciaram ontem a fase final da competição – um fim-de-semana ecológico e educacional sob orientação do Zoomarine – com um passeio de cinco horas pela Ria de Alvor.
6 de Maio de 2007 às 00:00
Alunos contribuíram para a preservação do habitat selvagem
Alunos contribuíram para a preservação do habitat selvagem FOTO: Ricardo Silvestre
A aula prática sobre as características e fragilidades daquele habitat natural foi complementada com uma recolha de lixo, à qual os estudantes aderiram com surpreendente entusiasmo.
“Não estava à espera que o impacte fosse tão grande”, confessou Élio Vicente, director de Ciência e Educação do Zoomarine, que acompanha os finalistas nestes dois últimos dias da competição. Segundo revelou ao CM, os jovens receberam no início uma luva de latex e um saco de lixo cada, mas começaram por ignorar pequenos objectos no chão. Quando foram desafiados a apanhar uma velha tampa de garrafa ou uma beata, perceberam que lixo não é apenas entulho volumoso. “De repente, começaram a apanhar tudo, até pequenos pedaços de plástico”. Segundo Élio Vicente, o entusiasmo dos alunos na recolha foi grande e resultou numa limpeza invulgar, que retirou daquele habitat sapatilhas, cobertores, camisas e até tendas abandonadas. “A partir de hoje, vão olhar de forma diferente para o que está no chão”, concluiu.
As Olimpíadas do Ambiente começaram em Janeiro, num universo de 21 mil alunos. Os 92 finalistas, apurados após a segunda eliminatória, em Março, são jovens entre os 12 e os 18 anos, que este fim-de-semana disputam a final, no Zoomarine. Tiveram ainda ontem uma prova oral e cumprem hoje uma prova teórica. Serão apurados três alunos de cada categoria (do 7.º ao 9.º e do 10.º ao 12.º) e destes um derradeiro vencedor de cada categoria.
Os dois campeões, com os respectivos encarregados de educação, vão poder acompanhar, em Junho, uma devolução ao mar de tartarugas marinhas reabilitadas. Mas, o importante é que “vão ser criados 92 embaixadores do Ambiente”, salienta Élio Vicente, para quem esta iniciativa “pode ajudar a mudar o Mundo”.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)