João Diogo Valente Costa, 19 anos, não sabia nadar. Ainda assim, decidiu entrar no mar, ontem à tarde, com mais três amigos, numa praia não vigiada na Apúlia, Esposende. Sentiu-se mal, ainda tentou escapar à força das ondas agarrando-se a uma amiga, mas foi engolido pelo mar, que estava muito agitado. Às 21h00, as buscas foram interrompidas e João Diogo continuava desaparecido. Dois homens que tentaram salvar o jovem, trabalhador da construção civil e residente em Fonte Boa, Esposende, tiveram de ser resgatados.
Desde 20 de Maio, em todo o País, já morreram por afogamento dez pessoas, em praias fluviais ou no mar (ver caixa).
"Fui buscá-lo, mas fiquei sem força para o tirar da água. Tive a mão no corpo dele e tive de o largar. É um sentimento de impotência muito grande", disse ao Correio da Manhã, sem conter as lágrimas, Lúcia Machado, uma das banhistas que ainda tentaram salvar João Diogo.
A tragédia poderia ter sido maior na praia de Pedrinhas. Vários veraneantes entraram no mar quando, às 17h37, viram o jovem em aflição. Joaquim Carreirinha, antigo marinheiro e pescador, foi um deles e conhecia João Diogo por morarem na mesma zona. Além deste, um outro homem atirou-se à água e quase se afogou. Ambos foram resgatados por outros banhistas e assistidos no local pelos bombeiros. Apesar de a praia não ser vigiada, o areal estava repleto de banhistas. O alerta às autoridades foi rápido e, de imediato, foram mobilizados quatro nadadores salvadores para o local. Também um helicóptero e uma lancha ajudaram nas buscas, sob o olhar desesperado do pai de João Diogo, que recebeu apoio psicológico de um médico que estava na praia. Teve de ser levado ao Hospital de Fão, onde a mulher e a mãe do desaparecido também deram entrada.
As buscas para encontrar o jovem são retomadas esta madrugada, sob o comando da Marinha.
APONTAMENTOS
40 GRAUS NO ALENTEJO
Depois dos 40 graus ontem registados em Beja e dos 37,5 em Lisboa, as previsões para hoje indicam nova vaga de calor, com 34 graus em Lisboa e 40 no Alentejo.
CHUVA NO INTERIOR
Para amanhã, previsões indicam continuação do tempo quente, apresentando-se o céu temporariamente muito nublado e com condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros e de trovoadas no interior.
DEZ MORTOS NAS PRAIAS NO ESPAÇO DE MÊS E MEIO
O primeiro afogamento numa praia portuguesa, este ano, aconteceu fora da época balnear, a 20 de Maio, na praia do Cabo do Mundo, em Matosinhos. Dois dias depois, três pessoas afogaram-se na zona costeira da Caparica (Almada). Nesse mesmo dia um homem perdeu a vida numa praia fluvial de Resende e outro em Odivelas.
A 23 de Maio, um jovem morreu na Póvoa de Varzim. O início de Junho também se revelou fatal quando três pessoas se afogaram nas praias de Aljezur, no Areínho (V. Nova de Gaia) e na Caparica.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.