Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal

FNE apoia medida do Ministério

O secretário-geral da Federação Nacional dos Sindicatos dos Professores (FNE), João Dias da Silva, considera positiva a possibilidade de as escolas com problemas graves de indisciplina poderem contratar técnicos. No entanto, defende que a medida deve ser generalizada a todos os estabelecimentos de ensino.
26 de Março de 2008 às 11:31
O secretário de Estado da Educação, Valter Lemos
O secretário de Estado da Educação, Valter Lemos FOTO: d.r.
Ontem, o secretário de Estado da Educação, Valter Lemos, anunciou que as escolas com problemas graves de indisciplina podem propor ao Ministério da Educação a contratação de técnicos, nomeadamente psicólogos e mediadores de conflitos.
O governante ressalvou que a proposta é reservada, sobretudo, aos 35 agrupamentos de escolas identificadas como “Territórios Educativos de Intervenção Prioritária”, mas adiantou que poderá ser utilizada por outros estabelecimentos de ensino que fundamentem o pedido, invocando a existência de um “problema específico” de violência e/ou indisciplina.
PSD FALA EM DESORIENTAÇÃO
Esta quarta-feira, Pedro Duarte, porta-voz do PSD para os assuntos da Educação, considerou que o anúncio feito ontem por Valter Lemos constitui 'mais um sinal de absoluta desorientação do Governo', assinalando que o executivo socialista recusou em Dezembro uma proposta idêntica dos sociais-democratas para a criação de equipas multidisciplinares, igualmente formadas por psicólogos e mediadores de conflito.

PAIS CONCORDAM COM MEDIDA

O Presidente da Confederação Nacional de Associações de Pais (Confap), Albino Almeida, considera a medida apresentada pelo ministério da Educação, a possibilidade de contratação de técnicos para resolver problemas graves de indisciplina, uma proposta positiva e que vai de encontro às necessidades escolares.

De acordo com Albino Almeida, esta proposta é um sinal de que o Governo tem de estar disponível para responder às necessidades urgentes das escolas, segundo a autonomia que dispõe, como o restabelecimento da ordem e disciplina.
 

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)