Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
4

Fogo ameaça casas e assusta populares

Um incêndio florestal com três frentes entre Medas e Melres, em Gondomar, ameaçou ontem várias habitações e uma fábrica de madeira. O fogo lavrou ainda em Penafiel e várias localidades da zona Centro e Norte.
21 de Agosto de 2011 às 00:30
Chamas na zona de Gondomar chegaram a assustar dono de fábrica de transformação de madeira
Chamas na zona de Gondomar chegaram a assustar dono de fábrica de transformação de madeira FOTO: Roberto Bessa Moreira

"O fogo esteve muito perto do armazém das madeiras, em Medas, mas os bombeiros controlaram-no a tempo, com a ajuda do helicóptero", contou ao CM, o dono do negócio, ainda mal refeito do susto. Outra frente de chamas lavrou intensamente no lugar do Sobrido, em Melres. Com o fogo a aproximar-se das casas, a população saiu para a rua e tentou ajudar os bombeiros a travar o incêndio, que começou ao final da manhã de ontem. No combate às chamas em Gondomar, estiveram envolvidas várias corporações com mais de 100 bombeiros, 33 viaturas e um helicópteros bombardeiro pesado. Ao fecho desta edição, o fogo estava controlado mas ainda lavrava em zona de mato.

Já em Penafiel, 88 homens, com 26 veículos e um helicóptero Kamov, combateram um fogo que começou no Alto das Lameiras. As chamas estenderam-se desde Figueira até Pinheiro, queimando vários hectares de mata.

Artur Teixeira, adjunto de operações do Comando Distrital do Porto, confirmou que, ao longo do dia, foram surgindo "vários focos de incêndio dispersos provavelmente provocados por ventos fortes e cruzados". Na região Centro, os incêndios de maiores proporções ocorram em Seia, Moleanos (Alcobaça) e Pego (Abrantes).

Às 21h00, o Comando Distrital de Operações de Socorro da Guarda estava a mobilizar meios para dois incêndios que tinham eclodido nos concelhos de Vila Nova de Foz Côa e Figueira de Castelo Rodrigo.

GONDOMAR INCÊNDIOS BOMBEIROS FOGO
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)