Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
1

Fogo assusta na Baixa de Lisboa

Um incêndio destruiu parcialmente a cobertura e dois pisos de um prédio na Rua dos Correiros, na Baixa de Lisboa, ontem pelas 18h00. O sinistro não causou vítimas, mas os danos materiais são avultados.
17 de Janeiro de 2007 às 00:00
Os bombeiros levaram quatro minutos a chegar ao prédio em chamas
Os bombeiros levaram quatro minutos a chegar ao prédio em chamas FOTO: João Miguel Rodrigues
“Vimos sair um pouco de fumo e de repente apareceram grandes labaredas”, disse ao CM um popular que viu o desenrolar do incêndio apesar de, dentro do edifício, as pessoas não se terem apercebido logo do sucedido.
“Estava em casa, no 4.º andar direito, quando os empregados do restaurante no rés-do-chão bateram à porta a avisar do fogo”, disse ao nosso jornal Cristina Robalo, inquilina no edifício.
Os moradores do andar afectado, ao que tudo indica, jovens de nacionalidade espanhola e que não estavam no local aquando do incêndio não sabem explicar a origem do acidente: “Não estava ninguém em casa e não estava nada ligado à rede eléctrica. Não sabemos mais.” Quando os Sapadores Bombeiros chegaram ao local, pelas 18h15, cruzaram-se logo nas escadas com os moradores em fuga.
As chamas deflagraram na cobertura correspondente ao 5.º andar esquerdo. “Ao chegarmos ao local, já a cobertura estava toda tomada pelo fogo, com propagação ao piso inferior”, esclareceu o major Carlos Antunes, técnico adjunto do RSB, acrescentando: “O fogo era bastante intenso e foram afectados três pisos, bem como as zonas de apoio da cobertura.”
Cerca de 45 minutos depois de terem chegado ao edifício, os 30 sapadores, apoiados por dez viaturas do regimento, bem como um pronto socorro dos Voluntários de Lisboa e um carro de apoio dos Voluntários da Ajuda deram o incêndio como extinto. O rescaldo e a vistoria às condições do edifício prolongaram-se até cerca das 24h00.
O acesso à zona foi condicionado pela Polícia Municipal e a PSP.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)