Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
5

FOGO DE ARTIFÍCIO ASSEGURADO NA RIBEIRA

Vai haver fogo-de-artifício na Ribeira. O dinheiro que não havia já apareceu e os problemas de segurança foram ultrapassados, pelo que a tradicional sessão de pirotecnia que esteve em dúvida vai mesmo realizar-se.
19 de Junho de 2002 às 00:43
A segurança foi o último dos argumentos da Câmara do Porto para não organizar o tradicional fogo-de-


-artifício que sempre decorre na noite de São João. Depois da justificação de necessidade imperiosa de contenção de gastos para a não cedência de verbas, o facto de existirem estaleiros de obras na Ribeira foi a segunda razão invocada pelo presidente da autarquia para que não se realizasse no Douro qualquer iniciativa de carácter pirotécnico.


Rui Rio não autorizou a cedência de verbas, alegando primeiro a necessidade de conter gastos e depois a questão da segurança dos munícipes que se reúnem aos milhares na Ribeira para anualmente assistirem ao lançamento do fogo a partir da ponte Luís I. Decidiu organizar apenas um pequeno lançamento de fogo-de-artifício junto ao edifício dos Paços do Concelho.


E se o primeiro obstáculo foi rapidamente ultrapassado pela inciativa de Manuel Serrão, da Porto Fashion, e Mário Ferreira, da empresa de cruzeiros Douro Azul, que asseguraram o patrocínio de empresas privadas, sobretudo da Unicer e Sandeman, a questão da segurança mereceu alguma polémica.


De facto, o comandante do Batalhão de Sapadores Bombeiros, Carlos Morais Ferreira, afirmou que o facto de existirem estaleiros de obras na Ribeira "configura uma situação de risco", uma vez que dificultam a eventual assistência de socorro". Uma posição que o comandante dos Voluntários do Porto, Gilberto Pereira, minimiza desde que o acesso a essa zona seja condicionada aos portuenses.


Acrescente-se, todavia, que face às dúvidas que se instalaram, o fogo-de-artifício, apesar de certo, ainda não tem local definido, podendo vir a ocorrer na zona da Alfândega.


O município de Gaia, entretanto, avançou para uma sessão de pirotecnia a partir da margem Sul do Douro.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)