Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
4

Fogo em detritos consome parque

Incêndio destruiu 2 mil toneladas de resíduos florestais que iriam ser transformados em biomassa. Bombeiros combateram chamas durante nove horas.
17 de Agosto de 2013 às 01:00
Incêndio destruiu uma área de dois mil metros quadrados do parque
Incêndio destruiu uma área de dois mil metros quadrados do parque FOTO: Bombeiros de Aveiro Velhos

Um incêndio que deflagrou ontem de madrugada no parque de biomassa em São Bento, Costa do Valado, Aveiro, consumiu duas mil toneladas de detritos florestais. O fogo foi extinto cerca de nove horas mais tarde.

Desconhecem-se as causas do incêndio, que começou às 00h50, quando já não estava ninguém no parque. Esse parque, na freguesia de Oliveirinha, continha resíduos e ramadas de eucaliptos e pinheiros, que foram comprados pelo proprietário, cortados e ali armazenados para serem depois destruídos e convertidos em biomassa.

O terreno é privado e ao ar livre e fica encostado à EN235 e a uma rotunda da A17. O fumo era visível das estradas. "Quando lá chegámos, estava tudo tomado pelas chamas. Estivemos com a máquina do dono a abrir caminho para separar o material e retirar o combustível. Limitámos o espaço, mas mesmo assim arderam duas mil toneladas de detritos florestais, segundo nos disse o dono, e uma área de 2 mil metros quadrados. Só se salvou uma pequena área", descreveu ao CM o adjunto Mauro Martins, dos Bombeiros de Aveiro-Velhos.

No local, estiveram 29 elementos dos bombeiros de Aveiro-Velhos, Aveiro-Novos, Ílhavo, Vagos, Oliveira do Bairro e Águeda, com o apoio de 11 viaturas. O fogo foi extinto às 10h00, nove horas depois do início. A GNR de Aveiro, a Unidade de Trânsito e a Ascendi também estiveram no local.

Ontem de manhã, o dono regressou ao trabalho no parque.

Aveiro incêndio fogo parque floresta bombeiras chamas
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)