page view

Fogo destrói fortuna em carros clássicos

Prejuízos rondam um milhão de euros.

17 de agosto de 2015 às 01:00

José Carolino, empresário ligado à exploração mineira, ainda não teve coragem de ir ver "com os próprios olhos" o estado em que ficaram os 19 carros clássicos da família que estavam numa espécie de museu ao ar livre em Mesquitela, no concelho de Mangualde. A onda de incêndios que assolou aquela zona na semana passada reduziu a cinzas os veículos de coleção, alguns com mais de 50 anos – os prejuízos ainda não estão contabilizados, mas rondam um milhão de euros.

Naquele concelho do distrito de Viseu continuam os trabalhos de rescaldo e o levantamento dos prejuízos causados pelos oito dias consecutivos de incêndios. Valeu a chuva e as baixas temperaturas, que fizeram travar a ação dos incêndios, não só em Mangualde, como em todo o País – ontem, a Proteção Civil limitou-se a registar pouco mais de 50 ocorrências.

Em Mangualde, o concelho onde este verão mais incêndios têm deflagrado, além da destruição de culturas agrícolas, de barracões e de uma extensa área de pinhal e mato, que pode ultrapassar os dois mil hectares, há ainda a registar o desaparecimento de bens especiais para muitas pessoas.

É o caso da família de José Carolino, que viu as chamas invadir a sua propriedade e destruir os 19 carros clássicos – entre os quais estavam, por exemplo, automóveis de marca Jaguar.

O colecionador autorizou o CM a fotografar os carros carbonizados – reduzidos a chapa ardida, sem qualquer valor. Através da mulher, comunicou que "ainda não teve coragem para ir ver em que estado ficaram os veículos".

A filha do empresário também ficou "sem palavras" com as consequências do fogo na propriedade. O incêndio destruiu também várias máquinas retroescavadoras, camiões e todo um recheio de ferramentas ligadas à exploração mineira.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8