Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
4

FOGOS PELA MADRUGADA

Cinco incêndios deflagraram ontem no Algarve – em Vidigal (Portimão), Tinhosas (Silves), Lameiras (Lagoa), Feixo Seco (Loulé) e Carvalhal (Tavira) – mobilizando no combate mais de 200 bombeiros da região, bem como dois helicópteros. Por alguns momentos, o dia de ontem trouxe à memória os trágicos incêndios de 2003.
4 de Julho de 2004 às 00:00
Entretanto, pelas 04h30, a PSP de Portimão identificou um indivíduo de cerca de 40 anos suspeito de ter ateado pequenos focos de incêndio entre a Praia da Rocha e o Vau, o que terá sido visto por populares.
O fogo de Vidigal começou cerca das 02h00 (há suspeita de fogo posto) e lavrou rapidamente, tendo chegado a ameaçar algumas habitações e instalações rurais. Ao fim da manhã foi dado como controlado, mas, ao longo da tarde, registaram-se reacendimentos. As chamas, que foram combatidas por 90 bombeiros, com 26 viaturas e os referidos meios aéreos, estavam circunscritas ao princípio da noite, embora os ‘soldados da paz’ previssem ‘horas extras’.
Um outro foco deflagrou em Tinhosas, Silves, cerca das 14h30, para o qual foram deslocados alguns dos meios que operavam em Portimão. Este fogo entrou em rescaldo cerca das 17h00. Momentos antes entrara em chamas uma zona rural nas Lameiras, Lagoa.
Numa altura em que os bombeiros começavam a ter a situação controlada nas três frentes, dois novos incêndios deflagraram, cerca das 18h00, em zonas rurais de Loulé e Tavira, obrigando, uma vez mais, à dispersão dos meios de combate.
MAIS INFORMAÇÃO
'SEM RISCO'
O Algarve não foi considerado zona de risco pelo SNBPC, pelo que o Centro de Meios Aéreos de Monchique não recebeu, como era habitual, um helicóptero.
LOGÍSTICA
O incêndio de Portimão obrigou à instalação de um serviço de logística no quartel dos Bombeiros locais, que envolveu mais de duas dezenas de pessoas.
PREVENÇÃO
Maus acessos, matos e pastos por limpar em torno de habitações dificultaram a acção dos bombeiros, obrigados a deslocar meios para proteger casas.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)