Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
5

"Foi toda roída [por ratos] para o hospital"

Idosa foi atacada em casa, onde vive com filhos.
Tiago Griff 23 de Fevereiro de 2016 às 01:45
Mulher, de 80 anos, continuava esta segunda-feira internada no hospital de Faro, depois de ser mordida na cara e nos pés
Mulher, de 80 anos, continuava esta segunda-feira internada no hospital de Faro, depois de ser mordida na cara e nos pés FOTO: Pedro Noel da Luz
Foi toda roída por ratos para o hospital de Faro. É uma situação extremamente chocante e não sei como é que chegou a este ponto", diz ao CM, incrédula, Filomena Nunes, uma das vizinhas da idosa de 80 anos que este domingo foi atacada por ratos em casa, em Olhão. A mulher vive numa situação de miséria e falta de higiene com os dois filhos, de 51 e 65 anos, um deles com problemas mentais. Os vizinhos desesperam pela falta de atuação dos organismos públicos.

A situação, tal como o CM tinha noticiado, já ocorre há cerca de quatro anos. No entanto, este domingo chegou a um extremo com a matriarca da família, que vive no lote 13 da rua da Liberdade, a ser atacada, na cara e nos pés, por ratos.

"A casa está cheia de fezes e de urina espalhadas pelo chão da sala, onde a filha está acamada. Há pulgas e ratos. É um cheiro horrível que só vai piorar quando chegar o verão", relata ainda a vizinha Filomena Nunes, revoltada pela falta de atuação da Segurança Social: "Quando ela tiver alta do hospital vão levá-la novamente para casa e continua a miséria. Têm de atuar agora urgentemente."

A família poucas vezes sai de casa e está a ser ajudada por uma vizinha. Além da situação higiénica, há relatos de conflitos.

"Gritam uns com os outros. À noite também, o que é um incómodo", assume Firmino Martins, outro dos vizinhos.

A autarquia de Olhão remeteu as responsabilidades para a Segurança Social, que o CM ainda não conseguiu contactar para esclarecer a situação.

hospital idosa miséria roída ratos pobreza faro algarve olhão
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)