Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
4

"Foi uma tragédia"

Fogo deixa em risco mais de 200 postos de trabalho. PJ já está a investigar as causas
26 de Agosto de 2013 às 01:00
Setenta bombeiros combateram o incêndio
Setenta bombeiros combateram o incêndio FOTO: Sérgio Lemos

"Está tudo destruído. A fábrica ficou completamente queimada." As palavras são de uma funcionária da fábrica de transformação de carne Carmonti, no Montijo, que ontem de madrugada foi atingida por um violento incêndio. De manhã, já na fase do rescaldo do fogo, os cerca de 200 trabalhadores receavam perder o emprego.

A administração da fábrica não aceitou ontem falar ao CM nem responder sobre o futuro dos trabalhadores. Rui de Castro, 38 anos, é carregador na Carmonti. Ontem de manhã, estava aflito. "Não sei como vai ser daqui para a frente. Foi uma tragédia. Há muita destruição", lamentou. As causas do fogo, que começou pelas 21h00 de anteontem e só foi dominado quatro horas depois, já estão a ser investigadas. Elementos da Polícia Judiciária foram ontem à fábrica fazer perícias (ver caixa).

No combate às chamas, estiveram 70 bombeiros. Quatro tiveram de receber assistência médica no local devido à inalação de fumo.

O rescaldo do incêndio ainda decorria ontem à tarde. "É um trabalho demorado, mas está a correr bem. O rescaldo acontece principalmente no edifício principal das instalações da fábrica, que foi o mais afetado", disse Américo Moreira, comandante dos Bombeiros voluntários do Montijo. Os prejuízos ainda não foram contabilizados. Vários trabalhadores estiveram ontem nas instalações e disseram que hoje vão apresentar-se ao trabalho.

Só os escritórios escaparam às chamas. Toda a zona da desmancha e produção ficou destruída. A presidente da Câmara do Montijo, Maria Amélia Antunes, lamentou o incêndio. "É uma empresa de grande importância na agroindústria do concelho e da região. Fiquei desolada com o que aconteceu", disse, acrescentando que percebe o sentimento dos funcionários.

tragédia montijo fábrica carnes incêndio
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)