Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
9

Força Aérea encontra dois náufragos ingleses

Uma avião de patrulhamento marítimo P3 Orion, da Força Aérea portuguesa, encontrou anteontem à tarde dois náufragos – participantes de uma corrida a remos que atravessa o Oceano Atlântico entre as Canárias e Antígua – que estavam desaparecidos desde as primeiras horas de dia 17.
20 de Janeiro de 2006 às 00:00
Bobby Prentice e Colin Briggs a bordo do ‘Moveahead’
Bobby Prentice e Colin Briggs a bordo do ‘Moveahead’ FOTO: d.r.
Os ingleses Bobby Prentice, um marinheiro de 52 anos, e Colin Briggs, um taxista de 60, naufragaram no limite Sudoeste da área atlântica de responsabilidade portuguesa, já próximo das águas de Cabo Verde. Activaram o sinal rádio de emergência da sua embarcação – a ‘Moveahead’ – e este foi recebido a meio da tarde de dia 17 no Centro de Busca e Salvamento de Ponta Delgada.
De imediato foi organizada uma operação de busca e anteontem, pelas 10h00, descolou do Montijo um P3 Orion que – até chegar ao local do naufrágio – ainda abasteceu em Porto Santo. Chegados à zona de busca, pelas 15h50, a tripulação do avião avistou os dois náufragos a bordo de uma balsa salva-vidas, tendo largado um barco de apoio. De seguida encaminhou dois navios mercantes para os náufragos, que foram recolhidos às 04h00 de ontem e devem chegar dia 29 ao Gabão.
Dos dois náufragos, apenas Colin Briggs tinha ferimentos ligeiros. O P3 Orion aterrou em segurança na Base Aérea das Lajes, nos Açores.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)