Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
5

FORÇA AÉREA PRONTA PARA BIOTERRORISMO

A Força Aérea Portuguesa passou a dispor de capacidade para enfrentar em simultâneo riscos nucleares, bactereológicos e químicos (NBQ), com a aquisição de meios e treino respectivo na área. A última fase foi a respeitante às ameaças biológicas.
9 de Março de 2004 às 00:00
Cada NBQ completo fica em cerca de três mil euros
Cada NBQ completo fica em cerca de três mil euros FOTO: Jorge Paula
A capacidade foi ontem demonstrada no Campo de Tiro de Alcochete, uma infra-estrutura de instrução que está a comemorar os cem anos de existência, e que está destinada a tiro e largada de bombas e 'rokets' de avião, mas também de armas pesadas.
O reequipamento para enfrentar ameaças NBQ está concluído, com recurso a verbas inscritas na Lei de Programação Militar. E uma vez que o actual Conceito Estratégico de Defesa Nacional já configura o empenhamento das Forças Armadas em acções antiterroristas, o equipamento acaba por ter uma dupla finalidade, militar e civil.
A força está integrada no contingente de Polícia Aérea, numa equipa altamente especializada, designada STRIKE (Secção de Treino, Reconhecimento e Inactivação de Engenhos Explosivos), que, aliás, ainda sem todas as valências, chegou a operar no período imediatamente posterior ao 11 de Setembro, mas mais virado para o perigo químico, numa rotação com os outros ramos das Forças Armadas, tendo em conta o risco do antraz.
A equipa da Força Aérea, que está sedeada na Base Aérea do Montijo, foi entretanto receber formação na área biológica nos Estados Unidos, enquanto na área dos engenhos não convencionais - vulgo bombas de terroristas - a formação foi recolhida junto dos ingleses, cuja experiência é inegável devido aos atentados do IRA.
Quanto ao equipamento, o último lote foi recebido há dois meses, um fato preparado para enfrentar ameaças biológicas, que ontem foi demonstrado em Alcochete. Mercê destas qualificações, a STRIKE vai integrar a Força de Reacção da NATO, uma estrutura militar altamente treinada e que tem capacidade para enfrentar ameaças convencionais e terroristas.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)