Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
4

Fotógrafo português ferido com gravidade no Afeganistão

Um fotógrafo de origem portuguesa que trabalha para o New York Times ficou gravemente ferido quando pisou uma mina no sul do Afeganistão, segundo fonte do jornal norte-americano citado pelas agências internacionais.
23 de Outubro de 2010 às 11:16
João Silva ficou ferido quando acompanhava solados norte-americanos numa patrulha na província de Kandahar
João Silva ficou ferido quando acompanhava solados norte-americanos numa patrulha na província de Kandahar FOTO: António Pina/Lusa

João Silva, que nasceu em Lisboa há 44 anos, ficou ferido nas pernas depois de ter pisado uma mina, quando acompanhava solados norte-americanos numa patrulha na província de Kandahar.

De acordo com o New York Times, João Silva foi levado de helicóptero para a base aérea de Kandahar da Força Internacional de Assistência e Segurança da NATO.

O fotógrafo nascido em Lisboa fez a cobertura da guerra do Afeganistão, do Iraque, dos Balcãs e do conflito do Médio Oriente, tendo recebido vários prémios pelo seu trabalho.

João Silva é um dos quatro co-protagonistas do livro e filme "Bang-Bang Club", que narra as vidas dramáticas de quatro fotojornalistas sul-africanos, que cobriram o período de mais violência na África do Sul, na transição do 'apartheid' para a democracia.

O fotógrafo nasceu em Lisboa em 1966 e partiu para Moçambique na juventude.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)