Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
1

Francesa nega liderar 'Operação Monique'

Monique Benveniste, directora-adjunta do Espírito Santo Resourcing, negou esta manhã de segunda-feira perante um colectivo de juízes do Tribunal da Relação de Lisboa ter conhecimento da 'Operação Monique'. “É escandaloso”, disse perante o juiz presidente Ricardo Cardoso quando interrogada se estava envolvida na linha de angariação de clientes que entregavam dinheiro ao ex-vice-reitor da universidade Independente (UNI), Rui Verde, perante a promessa de obterem uma taxa de juro de 30 a 40%.
17 de Outubro de 2011 às 18:45
Julgamento tem por arguida a juíza Isabel Magalhães
Julgamento tem por arguida a juíza Isabel Magalhães FOTO: Mariline Alves

O juiz Ricardo Cardoso explicou então que a linha de angariação, denominada 'Operação Monique', estava montada, faltando agora saber qual o destino do dinheiro que segundo os responsáveis da UNI era canalizado através do Banco Espírito Santo para a Suíça e Reino Unido. A francesa, com nacionalidade portuguesa acrescentou não ter conhecimento de nada tendo apenas falado com Rui Verde, uma vez por telefone, não conseguindo precisar o teor da conversa.

Na sessão do julgamento que tem por arguida a juíza Isabel Magalhães, ex-mulher de Rui Verde, foi também revelada a desmontagem por um alto quadro do BANIF de uma falsificação da responsabilidade de Amadeu Lima de Carvalho, auto-intitulado accionista maioritário da SIDES (empresa dententora da UNI) de uma garantia de dois milhões de euros.

Marcos de Almeida disse que até hoje nunca vira uma falsificação daquele tipo. Tendo ficado provado após um rápido contacto com o BCP que a garantia era falsa, bem como as assinaturas dos funcionários do BCP.

No julgamento - resultante de um processo extraído do Caso da Universidade Independente que está também a ser julgado no Tribunal de Monsanto em Lisboa - a defesa de Isabel Magalhães reclama inocência alegando que são falsas as suas assinaturas em diferentes créditos concedidos por várias instituições bancárias.

BANIF BES BCP Independente Rui Verde Amadeu Lima de Carvalho
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)