Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal

Frango custa três euros e alimenta 4 pessoas

A campanha ‘Comer Bem é + Barato’ está hoje em Viana do Castelo. Na capital do Alto Minho, conhecida pe-lo seus pratos de aves, como o frango pica-no-chão, o ‘chef’ André vai confeccionar, como prato principal, frango estufado. Para além de ser um alimento acessível às famílias mais humildes, o frango permite cozinhar uma enorme variedade de pratos que podem ser confeccionados fritos, no churrasco, estufado, inteiro ou desfiado.

21 de Maio de 2011 às 00:30
Quanto mais colorido for o prato, mais benéfico é para a saúde
Quanto mais colorido for o prato, mais benéfico é para a saúde FOTO: D.R.

Na receita de hoje para quatro pessoas são necessários 520 gramas, quantidade cujo preço ronda 1,50 euros. Amigo da dieta, 130 gramas de frango são suficientes para o almoço de uma pessoa e não têm mais de 250 calorias. Um bolo de chocolate com o mesmo peso tem 700 calorias.

O frango é rico em triptofano, um aminoácido essencial para o cérebro, e também em vitamina B3, que é vital na regulação do sono e do humor. Também é recomendado pela quantidade de proteínas. Estas são ricas em anticorpos especializados no reconhecimento e neutralização de vírus e bactérias. O fibrinogênio e a trombina são outras proteínas de defesa, responsáveis pela prevenção de perda de sangue em casos de cortes e ferimentos.

PRAÇA 1º DE MAIO RECEBE CHEF

O quinto momento da iniciativa ‘Comer Bem é + Barato’ é hoje em Viana do Castelo, na praça 1º de Maio. É neste local que o ‘chef’ André, mestre-cozinheiro encarregado de preparar receitas a um

euro, vai mostrar aos portugueses como elaborar uma refeição barata e saudável. Ao mesmo tempo, vai ensinar truques que permitem facilitar a tarefa de cozinhar e divulga ainda segredos de culinária que visam trazer mais vezes para a mesa a dieta mediterrânica.

DISCURSO DIRECTO

ISABEL DO CARMO, ENDOCRINOLOGISTA HOSPITAL SANTA MARIA: "A CANJA É UMA SOPA POBRE"

Correio da Manhã – A receita proposta esta semana tem no frango a base do prato principal. Há a ideia que a canja faz bem à saúde. É correcto?

Isabel do Carmo – Não. Isso era há várias décadas, numa população muito pobre em que uma canja quentinha servia de conforto. Embora o frango seja um alimento rico, no conjunto, pelos poucos ingredientes, a canja é uma sopa pobre.

– É importante comer uma grande variedade de alimentos?

– É. Significa que estamos a ingerir uma grande variedade de vitaminas e de sais minerais. Os alimentos possuem uma grande riqueza de cores que traduz essa variedade de vitaminas e sais minerais. Quanto mais colorido estiver o prato, mais rico e benéfico para a saúde se torna.

– A sugestão para sobremesa é a clementina. Qual a sua importância para a saúde?

– Tal como a laranja e a tangerina, é muito rica em vitamina C, elemento que ajuda a levar o ferro aos glóbulos vermelhos e combate as infecções.

frango comer saudável
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)