Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
8

Fraude de milhões com diamantes

Empresário preso pela PJ tinha esquema montado em Angola.
Henrique Machado 13 de Julho de 2016 às 08:23
Operação da Judiciária levou à detenção de empresário que se dedicava ao contrabando com cúmplices em Angola
Operação da Judiciária levou à detenção de empresário que se dedicava ao contrabando com cúmplices em Angola FOTO: Leon Neal / Getty Images
Jorge Francisco, através da sua empresa Lapigema, em Lisboa, dedicava-se precisamente a lapidar e comercializar, sobretudo na Bélgica, diamantes que lhe chegavam há largos anos de Angola, pela mão de altas figuras ligadas ao regime daquele país e a quem o português pagava fortunas.

Só que não declarava na alfândega as pedras preciosas – por isso foi detido pela PJ por contrabando de diamantes (que têm proveniência num país extracomunitário), fraude fiscal e branqueamento de capitais.

Os diamantes em bruto eram introduzidos em Portugal por via aérea, sem qualquer certificado de origem e escoados para o estrangeiro depois de lapidados. O negócio tem outros envolvidos em Angola e no nosso país, que estão também eles sob investigação da Unidade de Combate à Corrupção da Judiciária, que na segunda-feira avançou com a operação Kimberley Certificado, de buscas e detenção do empresário luso de 69 anos.

Era o pivô deste esquema há largos anos e pelas suas contas bancárias, alvo de perícias, passaram largos milhões de euros nos últimos anos que terão origem no negócio ilícito. Está em causa uma gigantesca fraude fiscal, seguramente na ordem dos milhões de euros que deixaram de ser tributados pelo Estado português, cuja verdadeira dimensão ainda está a ser apurada tendo em conta os negócios que são feitos em dinheiro vivo.

O objetivo é não deixar rasto nas transações, daí o crime de branqueamento de capitais. As buscas passaram por Lisboa, pelo Algarve e pelos Açores.
Jorge Francisco Lapigema Lisboa Bélgica Angola Portugal PJ fraude diamantes
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)