Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
6

Freguesias vão limitar patrulhas policiais

A entrada em vigor do novo mapa de esquadras da PSP no concelho de Lisboa, que prevê o encerramento de 13 postos policiais, está dependente da aprovação parlamentar da reforma administrativa das freguesias da capital. O Comando da PSP de Lisboa quer fazer coincidir o patrulhamento de cada esquadra com os limites territoriais das novas freguesias.
21 de Março de 2012 às 01:00

Desde Setembro que o Ministério da Administração Interna (MAI) está na posse de um estudo da PSP que propõe o fecho de 13 esquadras no comando de Lisboa, e seis no do Porto. Com esta mudança, pretende-se a libertação de cerca de 250 agentes para funções de patrulhamento, poupando, simultaneamente, nas rendas das esquadras.

No entanto, torna-se necessário que o número de freguesias na capital diminua. Ontem, o Ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, recebeu o presidente da Câmara de Lisboa, António Costa. Em cima da mesa esteve o plano de redução das freguesias na capital, das actuais 53 para 24.

"Quando isso acontecer, as esquadras poderão então ser fechadas", frisou fonte policial. O mesmo responsável adiantou que poderá haver esquadras com mais que uma freguesia para patrulhar. "No entanto, as patrulhas nunca poderão ultrapassar os limites territoriais das mesmas freguesias", concluiu.

psp freguesias mapa patrulhas lisboa
Ver comentários